Início » Paraná » Alvorada do Sul


Alvorada do Sul - Paraná



Alvorada do Sul faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2005 era de 8.982 habitantes. Uma firma comercial e exportadora estabelecida em Santos, adquiriu vasta área de uma empresa Imobiliária Colonizadora onde hoje se ergue a cidade de Alvorada do Sul. A empresa procedia à medição e demarcação da área onde seria localizado o perímetro urbano da futura cidade, e em seguida, eram medidas e demarcadas as datas rurais destinadas à agricultura, principalmente o plantio de café. Criado pela lei estadual n° 790 de 14 de novembro de 1951, foi instalado oficialmente em 14 de dezembro de 1952, sendo desmembrado de Porecatu.

Denominação dada pela empresa colonizadora, que acreditava no futuro da crescente povoação, num novo crepúsculo, surgindo então Alvorada, acrescida de do Sul, por sua localização geográfica no contexto nacional.

A febre de criação de novas cidades, que se espalhou pelo Estado do Paraná, na década de 1940, também antigiu a empresa Lima, Nogueira & Exportadora, estabelecida na cidade paulista de Santos.

História da cidade de Alvorada do Sul Paraná - PR

O desbravamento, a exploração e a colonização de quase toda a área que constitui a região Norte do Paraná, devem-se a diversas imobiliárias que, após a aquisição de determinada gleba, procediam à medição e à divisão da mesma, em lotes urbanos e datas rurais para venda, sendo estas últimas destinadas à agricultura, principalmente plantio de café.

Por esse processo começaram os trabalhos de organização e fundação da maioria das cidades do setentrião paranaense. Foi assim, também, que surgiu a cidade de Alvorada do Sul, no interior do Município de Porecatu.

A firma Lima, Nogueira, Comercial e Exportadora, com sede na Cidade de Santos, Estado de São Paulo, adquiriu vasta área de terras na região, onde hoje se encontra a Cidade de Alvorada do Sul, na qual estava localizada a Fazenda Alvorada, onde foram lançados os alicerces do povoado, como realização daquela Companhia, dentro de um plano urbanístico bem estruturado.

O restante da área territorial da comuna foi demarcado e formados pequenos sítios, que se transformaram em imponentes cafezais e belas lavouras de cereais.

Todos os primitivos habitantes e colonizadores do povoado, eram oriundos do Estado de São Paulo.

O Distrito Administrativo de Alvorada do Sul foi criado em 1947, no Município de Porecatu e, em 1951 alcançou sua autonomia.

O nome do município se deve à Fazenda onde se originou o loteamento inicial, Fazenda Alvorada, acrescido da palavra Sul, para diferençar de outro de igual denominação.

Gentílico: alvoradense-do-sul

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Alvorada do Sul ex-povoado, pela lei estadual nº 2, de 10-10-1947, no município de Porecatu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Alvorada do Sul, pela lei estadual nº 790, de 14-11-1951, desmembrado de Porecatu. Sede no antigo distrito de Alvorada do Sul.

No quadro fixado para vigorar no período de 1952-1956, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 213, de 17-11-1961, é criado o distrito de Esperança do Norte e anexado ao município de Alvorada do Sul.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Alvorada do Sul e Esperança do Norte.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Revisado em 2008.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Alvorada do Sul: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Alvorada do Sul? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: