Início » Paraná » Altônia


Altônia - Paraná



Altônia faz parte do estado do Paraná. Sua população segundo a contagem em 2010 é de 20.508 habitantes. O primeiro prefeito foi Antônio de Castro Lima.

O nome é homenagem que se prestou a Alberto Byington Júnior, sócio da Companhia Byington de Colonização Ltda. A denominação derivou-se de seu endereçamento telegráfico, que era formado com a primeira sílaba AL de Alberto e a última TON de Byington. Daí, Altônia, que ganhou acentuação circunflexa na segunda vogal. A bandeira também é uma homenagem ao país de origem de Alberto que são os Estados Unidos, porém com a cruz escandinava.

A Lei Estadual nº 5.394, de 14 de setembro de 1966, criou oficialmente o município de Altônia, com território desmembrado de Xambrê.

 

História da cidade de Altônia Paraná - PR

O povoado onde hoje se localiza o Município de Altônia, teve seu início em 1953 por iniciativa da Companhia Byington de Colonização Ltda, responsável pelo grande desenvolvimento da região.

Nordestinos e mineiros foram os que contribuíram para o rápido crescimento da região, com os trabalhos de colonização realizados no sistema de minifúndio, com áreas menores de 10 alqueires.

O Povoado de Altônia pertenceu, inicialmente, ao Município de Peabiru e, em 1954, passou a pertencer ao Município de Cruzeiro do Oeste.

Em 25 de julho de 1960 passou à jurisdição do Município de Xambrê, sendo elevado à categoria de Distrito Administrativo e Judiciário desse município em 1964. Em 1966, passou à condição de município autônomo.

O nome de Altônia surgiu em homenagem a Alberto Byington Junior, um dos sócios diretores da Companhia Colonizadora, e que deriva do seu endereço telegráfico, que era formado com a primeira sílaba "AL" de Alberto e a última "TON" de Byington. Daí, Altônia.

Gentílico: altoniano ou altoniense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Altônia, pela lei estadual nº 4925, de 10-091964, no município de Xambrê.

Elevado à categoria de município com a denominação de Altônia, pela lei estadual nº 5394, de 14-09-1966, desmembrado de Xambrê. Sede no atual distrito de Altônia. Constituído do distrito sede. Instalado em 10-12-1968.

Pela lei estadual nº 6964, de 20-12-1977, é criado os distritos de Jardim Paredão, São João e São Jorge.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 4 distritos: Altônia, Jardim Paredão, São João e São Jorge.

Pela lei estadual nº 7474, de 22-06-1981, desmembra do município de Altônia o distrito de São Jorge. Elevado à categoria de município com a denominação de São Jorge do Patrocínio.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: Altônia, Jardim Paredão e São João.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Altônia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Altônia? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. nilton rodrigues's avatarnilton rodrigues

    ALTONIA Cidade querida morei em altonia 1966 a 1990 local aonde morei estrada amendoim perdo do jardim paredão ate hoje sinto saudades daquele tempo ainda tenho muitos amigos por la aquele tempo era muito bom não tinha violençia terra otima qualidade tudo que planta colhe povo humilde trabalhadores

    #1 – 19/04/2018 - 23:41

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: