Início » Paraná » Altamira do Paraná


Altamira do Paraná - Paraná



Altamira do Paraná faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2005 era de 6.725 habitantes. Em 1941, iniciaram-se os movimentos migratórios na região onde se situa o Município de Altamira do Paraná. Mas, é somente em 1962 que a Companhia de Colonização e Desenvolvimento Rural - CODAL coloniza a área da sede propriamente dita, com a demarcação dos lotes dentro do perímetro urbano, cujo traçado ainda é o predominante. Município com características econômicas baseada na agropecuária destacando-se a pecuária de corte e leite e, principalmente, a cultura do algodão entre outras. Criado através da Lei Estadual n°7.571, de 27 de abril de 1982, e instalado em 1 de fevereiro de 1983, foi desmembrado de Palmital. Hoje o Município passa por muitas dificuldades devido a falta de empregos e serviços públicos.

Altamira do Paraná recebeu esse nome em homenagem do proprietário da companhia de colonização à cidade paraense de Altamira, pelo especialista e fã em geografia do município supracitado. A etimologia para o vocábulo Altamira faz o historiador Guérios saber da existência de duas variações idiomáticas do étimo: em português vem de "alta" e "mira" e no germânico vem de "Altmir", de "alt" que significa velho, esperto e "mir" que significa esplêndido, brilhante (Antenor Nascentes).

A história do fluxo de pessoas em Altamira do Paraná é muito antiga. O primeiro grupo de moradores, formado por desbravadores valentes e conhecedores da geografia, da fauna e da flora da região, que eram dispostos a enfrentar o desconhecido e se aventurar no sertão, viviam espalhados em grandes áreas de terras.

História da cidade de ALTAMIRA DO PARANá

Etimologia - Altamira - Topônimo português e paraense. é palavra formada pelos termos "Alta" e "mira". O termo "Alta" é feminino substantivado do adjetivo "alto", que provém do latim "altus", designando a parte mais elevada de um ponto, região ou cidade, excelso . O termo "mira" origina-se do latim "mirare", que significa cravar a vista em, fitar os olhos em, divisar, alcançar, enxergar.

do - Contração da preposição "de" (posse), com o artigo masculino "o".

Paraná - Origina-se do guarani "Pa′ra", (Pará)...mar + "nã (anã)"...semelhante: semelhante ao mar, rio grande igual ao mar, parente do mar. (FF, AN). Segundo Gonçalves Dias, o termo vem do tupi, "pará-nã", significando rio veloz.

Origem Histórica - A região que abrange o território do município de Altamira do Paraná era um grande vazio demográfico ocupado esparsamente por famílias que se dedicavam ao extrativismo vegetal, primeiramente a erva-mate, depois a madeira. Formou-se então uma pequena povoação, no interior do imenso município de Guarapuava. Em 1943, com a criação do município de Pitanga, o núcleo passou a ter nova sede administrativa, pertencendo à jurisdição do município recém criado.

Através da Lei Estadual º 4.784, de 20 de novembro de 1963, o povoado de Altamira foi elevado à categoria de distrito administrativo, integrando o município de Palmital. Em 27 de abril de 1982, pela Lei Estadual º 7.571, sancionada pelo governador Ney Braga, foi criado o município de Altamira do Paraná, instalado em 1º de fevereiro de 1983.

A denominação Altamira foi dada por consenso da diretoria da Companhia de Colonização e Desenvolvimento -CODAL, numa homenagem à cidade de Altamira do Estado do Pará, em 1962. A CODAL adquiriu área de terras e procedeu ao levantamento topográfico da região já parcialmente habitada, cortou e mediu o sítio urbano em lotes e os colocou à venda, procedendo da mesma forma com a zona rural, aproveitando-se da febre colonizadora que assolava o Paraná no começo dos anos sessenta, do século XX. Município com características econômicas baseada na agropecuária destacando-se a pecuária de corte e leite e, principalmente, a cultura do algodão entre outras.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: HELENA JOSé DA SILVA DE OLIVEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Altamira do Paraná: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Altamira do Paraná? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: