Tudo sobre Paudalho Estado de Pernambuco

Informações Gerais sobre a cidade de Paudalho

Coordenadas geográficas

O município de Paudalho fica localizado na latitude -7.90287 e longitude -35.1716 e faz parte do estado de Pernambuco.

Tamanho do Território de Paudalho

Com um total de 274,776 km², Paudalho de extensão territorial.

População de Paudalho

De acordo com dados do IBGE, Paudalho possui aproximadamente 56.074 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Paudalho são chamados de paudalhense.

Administração municipal

Prefeito atual:MARCELLO FUCHS CAMPOS GOUVEIA.

História de Paudalho - Pernambuco

Ouvir com robot

Paudalho faz parte do estado de Pernambuco. O município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Pirassirica, Chã da Cruz, Guadalajara e Rodrizio.

A cidade de Paudalho é bem marcada pela história, e suas terras começaram a ser exploradas em fins do século XVI, com o corte do pau-brasil em suas florestas. O nome da cidade de Paudalho surge da derivação de uma grande árvore secular que exalava cheiro completamente semelhante ao do alho que existia na margem direita do Rio Capibaribe, extremo oeste da Cidade, num lugar antes chamado de Itaíba, atualmente onde fica localizada a Ponte de Itaíba, centro da cidade.

A ocupação organizada das terras iniciou com um aldeamento indígena promovido pelos padres franciscanos: aldeia de Miritiba (corruptela do tupi mbiri-tyba, que, no dizer de Teodoro Sampaio, significa juncal). Esta aldeia localizava-se nos extremos de Goiana, Igarassu e Tracunhaém, do lado esquerdo do Rio Capibaribe. Nesta aldeia nasceu o índio Poti, batizado Felipe Camarão, herói da luta contra a ocupação holandesa. Posteriormente a região cresceu sob o impulso do cultivo da cana-de-açúcar e diversos engenhos estabeleceram-se na região. O primeiro registro é do Engenho Mussurepe, instalado por volta de 1630. Na primitiva aldeia indígena estabeleceu-se o Engenho Aldeia, de propriedade de Bartolomeu de Holanda Cavalcânti em 1660.

História da cidade de Paudalho Pernambuco - PE

As primeiras incursões ao território que hoje constitui o Município de Paudalho datam de fins do primeiro século da colonização portuguesa. Afirma o historiador Pereira da Costa que por ali andavam traficantes de pau-brasil - madeira abundante nas florestas da região - os quais, todavia, não se fixavam no local.

A ocupação humana de forma organizada teria sido iniciada por volta de 1591, através dos elementos indígenas reunidos por padres franciscanos, que formaram a aldeia de Miritiba (corruptela do tupi mbiri-tyba, que, no dizer de Teodoro Sampaio, significa juncal). Localizava-se a aldeia nos extremos de Goiana, Igaraçu e Tracunhaém, distante cerca de duas léguas da margem esquerda do rio Capibaribe. Dentre seus habitantes destacou-se o índio Poti, o celebre D. Filipe Camarão que se bateu contra os holandeses visando a restauração pernambucana, ao lado de outros patriotas .

Aos primitivos habitantes juntou-se o elemento colonizador, e o povoado ingressou em uma fase de desenvolvimento, de que a atividade agrícola e de pastoreio, principalmente a primeira, constituíam as molas propulsoras. FATOR fundamental do desenvolvimento, que em pouco tempo se verificou, foi o plantio da cana-deaçúcar. Surgiram, em consequência, diversos engenhos. O primeiro que a história registra foi o Mussurepe, instalado por volta de 1630. O Aldeia foi levantado em 1660 por Bartolomeu de Holanda Cavalcânti, em Miritiba, no local em que atualmente se acha instalado um quartel, com campo de instrução militar - o mesmo lugar do povoado indígena inicial. Na segunda metade do século XVII surgia o Engenho Bom Sucesso, fundado por Joaquim de Almeida.

O mais importante, porém, o que daria nome à futura cidade, foi fundado pelo colono português Joaquim Domingos Teles. A denominação Paudalho originou-se de uma grande e secular árvore, de cheiro semelhante ao do alho, existente próximo da margem direita do Capibaribe, onde hoje se pode ver um seu rebento, conservado pela Prefeitura local.

Baseado na nascente economia canavieira, consolidou-se em torno do engenho Paudalho o núcleo populacional existente, espraiando-se aquela atividade econômica por todo o Município.

Gentílico: paudalhense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Paudalho, em 1789, confirmado por alvará de 22-061804, e também por leis municipais nº 1, de 05-12-1892 e 234, de 23-11-1929. Subordinado ao município de Olinda.

Elevado à categoria de cidade com a denominação de Paudalho, pela lei provincial nº 1318, de 04-02-1879. Pela lei municipal nº 12, de 15-07-1909, é criado o distrito da Floresta dos Leões e anexado ao município de Paudalho.Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município de Paudalho é constituído de 2 distritos: Paudalho é constituído de 2 distritos: Paudalho e Floresta do Leões.Pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928, desmembra do município de Paudalho o distrito de

Floresta dos Leões. Elevado à categoria de município.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pela lei municipal nº 7, de 08-03-1948, é criado o distrito de Lagoa do Itaenga e anexado ao município de Paudalho.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Paudalho e Lagoa de Itaenga.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Pela lei municipal nº 10-A, de 09-12-1963, é criado o distrito de Rosarinho e anexado ao município de Paudalho.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

DDD de Paudalho, Pernambuco

81

Como fazer uma ligação para Paudalho:

0 + Operadora + 81 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 81 + telefone
  • Vivo: 015 + 81 + telefone
  • Aerotech: 017 + 81 + telefone
  • Claro: 021 + 81 + telefone
  • GVT: 025 + 81 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 81 + telefone
  • TIM: 041 + 81 + telefone
  • Sercontel: 043 + 81 + telefone

CEP de Paudalho

Prefeitura Municipal de Paudalho
Endereço: Av. Raul Bandeira, 20, Centro, Paudalho - PE, CEP: 55825000
Telefone / Fax:(81) 3636-1156 (81) 3636-1156
Prefeito: MARCELLO FUCHS CAMPOS GOUVEIA

Hospitais em Paudalho - PE

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde paudalhense.

Cartórios na cidade de Paudalho

Acesse a lista de Cartórios em Paudalho. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Paudalho Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Paudalho - PE e localizar ruas e endereços do município pernambucano.

Hotéis e Pousadas em Paudalho

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Paudalho. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Notícias sobre Paudalho

Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Paudalho.

Paudalho fica perto de onde?

Confira as cidades vizinhas de Paudalho - PE em uma distância de até 50 km.

Carpina - 10.8 km
Chã de Alegria - 12.0 km
Tracunhaém - 12.9 km
Araçoiaba - 16.5 km
Lagoa do Carro - 16.6 km
Nazaré da Mata - 18.6 km
Feira Nova - 23.4 km
Moreno - 24.8 km
Camaragibe - 25.1 km

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

3.8 de 5 estrelas para o Município paudalhense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 25/11/2024 - Paudalho - Pernambuco.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

A violência contra mulheres e meninas tem muitas formas e é generalizada em todo o mundo. Ela incl...

Saiba Mais

Dia Nacional do Doador de Sangue

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armaze...

Saiba Mais

Dia da Baiana do Acarajé

A baiana do acarajé (ou simplesmente baiana) é como são chamadas as mulheres que se dedicam à pr...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.
(Provérbios 9:10)
Bíblia Online

 

Estados