Tudo sobre Caruaru Estado de Pernambuco
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Caruaru
Coordenadas geográficas
O município de Caruaru fica localizado na latitude -8.28455 e longitude -35.9699 e faz parte do estado de Pernambuco.
Tamanho do Território de Caruaru
Com um total de 920,610 km², Caruaru de extensão territorial.
População de Caruaru
De acordo com dados do IBGE, Caruaru possui aproximadamente 356.872 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Caruaru são chamados de caruaruense.
Administração municipal
Prefeito atual:RAQUEL TEIXEIRA LYRA LUCENA.
História de Caruaru - Pernambuco
Caruaru faz parte do estado de Pernambuco. Cidade mais populosa do interior do estado, encontra-se na região do Agreste e, devido à sua importância regional, também é conhecida como "Capital do Agreste".
Distante 130km do Recife, Caruaru é conhecida nacionalmente pelos festejos juninos: por isso, também é chamada de "A Capital do Forró". A sua festa de São João dura 30 dias e toma o mês de junho inteiro, por vezes até adentrando os meses de maio e julho, sendo considerada o maior festa de São João do Mundo, consolidada no Guinness Book.
Tem uma população residente (2012) de 324 095 habitantes, que vive numa área territorial de 921 quilômetros quadrados.
História da cidade de Caruaru
NO INíCIO do século XVII, segundo a tradição local constituía a área da atual cidade de Caruaru uma grande fazenda de gado. Até hoje não está rigorosamente estabelecida a origem do topônimo. De acordo com Teodoro Sampaio, a palavra caruaru, substantivo composto de caruar e u, significa aguada das caruaras, alusão feita à fonte ou água que na localidade pernambucana produzia moléstia que ataca os rebanhos, ocasionando inchação e paralisia das pernas. O vocábulo caruara (caruuara), com vários significados quase todos porém, associados a entidades mórbidas, encerraria assim o étimo de que se derivou a denominação consagrada pelo uso popular.
A definição do mestre baiano acompanha, de certo modo, a que foi dada pelo historiador e folclorista pernambucano Alfredo de Carvalho, para o qual a palavra caruaru era corruptela de caruari, significando rio das caruaras. Outra versão faz derivar o topônimo do nome de uma planta vulgarmente conhecida por caruru e que outrora cobria um poço na margem do rio Ipojuca, em local que, por isso, passou a ser denominado Poço ou Sítio do Caruru. Por acréscimo de uma vogal, o nome teria alterado para caruaru.
Os donos daquelas terras constituíam a família dos "Nunes dos Bezerros", assim denominada em virtude da curta distância entre a fazenda e a Paróquia dos Bezerros. Admite se que os Nunes eram remanescentes dos primitivos concessionários daquelas terras, quando foram distribuídas como sesmarias. Os Nunes abrigavam um casal de órfãos. O menino, José Rodrigues de Jesus, foi mais tarde o fundador de Caruaru.
Em virtude de desentendimento com a família, José Rodrigues apossou-se das terras que lhe pertenciam por herança, a Este e a Sudeste, da Fazenda dos Nunes. Com 20 anos já era senhor poderoso e residia com sua mulher D. Maria do Rosário de Jesus, numa boa vivenda, a Casa Grande, no local denominado Caruaru, onde, sob a invocação de N. Sª da Conceição, aí construiu uma capela, que passou a ser ponto de convergência de novos moradores′, iniciando-se assim o povoado.
Dessa capela utilizaram-se os moradores até 1846, quando o missionário Frei Euzébio de Sales, Capuchinho da Penha, iniciou a construção da Igreja Matriz, hoje Catedral. Reconstruída duas vezes, a última em 1883, a capelinha ganhou, nesse ano, o sino que ainda hoje ali se vê, o maior "exvoto" do lugar, promessa de Francisco Gomes de Miranda Leal, que fez transportar a oferenda em lombo de animais, de Tapera a Caruaru, onde a população a recebeu com imenso júbilo .
Em dezembro de 1895, foi inaugurada a estação ferroviária da "Great Western" que ligou Caruaru ao Recife e constituiu, então, importante fator de progresso no Município.
Gentílico: caruaruense Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Caruaru, pela lei municipal nº 3, de 02-121892, subordinado ao município de Bonito. Elevado à categoria de vila com a denominação de Caruaru, pela lei provincial nº 212, de 16-08-1848, desmembrado de Bonito. Instalada em 16-09-1849.Elevado à condição de cidade e sede do município com a denominação de Caruaru, pela lei provincial nº 416, de 18-05-1857. Pela lei municipal de 15-11-1896 e lei municipal nº 3, de 02-12-1892, é criado o distrito de Carapotós e anexado ao município de Caruaru. Pela lei provincial nº 133, de 02-05-1844, é criado o distrito de São Caetano da Raposa e anexado ao município de Caruaru. Pela lei municipal 15-11-1907, é criado o distrito de Antônio Olinto e anexado ao município de Caruaru. Em divisão administrativa referente ao ano e 1911, o município é constituído de 4 distritos: Caruaru, Carapotós, São Caetano da Raposa e Antônio Olinto. Pela lei municipal nº 149, de 02-12-1919, é criado o distrito de Trapiá e anexado ao município de Caruaru.
Nos quadro de apuração de Recenseamento Geral de I-IX-1920, o município é constituído de 5 distritos: Caruaru, Antônio Olinto, Carapotós, São Caetano da Raposa e Trapiá.
Pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928, desmembra de município de Caruaru os distritos de São Caetano da Raposa e Antônio Olinto. Para formar o novo município de São Caetano ex-São Caetano da Raposa.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 3 distritos: Caruaru, Riacho Doce ex-Carapatós e Riacho das Almas ex-Trapiá.
Pelo decreto estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Riacho Doce voltou a denominar-se Carapotós.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Caruaru, Carapotós ex-Riacho Doce e Riacho das Almas.
Pela lei estadual nº 289, de 30-12-1953, confirmado pela lei estadual nº 1819, de 3012-1953, é criado o distrito de Gonçalves Ferreira e anexado ao município de Caruaru.
Pela lei municipal nº 271, de 15-10-1953, é criado o distrito de Lajedo do Cedro e anexado ao município de Caruaru.
Pela lei estadual nº 1818, de 30-12-1953, desmembra do município de Caruaru, o distrito de Riacho das Almas. Elevado à categoria de município
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Caruaru, Carapatós, Gonçalves Ferreira e Lajeto do Cedro.
Assim permanecendo em divisão territorial datada em 2007.
Fonte: IBGE
DDD de Caruaru, Pernambuco
81
Como fazer uma ligação para Caruaru:
0 + Operadora + 81 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 81 + telefone
- Vivo: 015 + 81 + telefone
- Aerotech: 017 + 81 + telefone
- Claro: 021 + 81 + telefone
- GVT: 025 + 81 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 81 + telefone
- TIM: 041 + 81 + telefone
- Sercontel: 043 + 81 + telefone
CEP de Caruaru
Prefeitura Municipal de CaruaruEndereço: Pça. Sen. Teotônio Vilela, S/N, Centro, Caruaru - PE, CEP: 55004901
Telefone / Fax:(81) 3701-1156/5435 (81) 3722-1855
Prefeito: RAQUEL TEIXEIRA LYRA LUCENA
Hospitais em Caruaru - PE
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde caruaruense.
Cartórios na cidade de Caruaru
Acesse a lista de Cartórios em Caruaru. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Caruaru Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Caruaru - PE e localizar ruas e endereços do município pernambucano.
Hotéis e Pousadas em Caruaru
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Caruaru. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Caruaru
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Caruaru.
Caruaru fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Caruaru - PE em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online