Início » Paraíba » Triunfo


Triunfo - Paraíba



Triunfo, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião de Cajazeiras. De acordo com o IBGE, no ano de 2006 sua população era estimada em 9.537 habitantes. Área territorial de 223km².

Um fato religioso de grande importância ocorreu na história de Triunfo em 1864, quando houve uma epidemia de cólera em toda a região. Um beato, conhecido como Caboclo Manoel Bernardo temendo que a doença atingisse a localidade recorreu ao Menino Deus e fez uma promessa de que se o lugarejo fosse poupado daquela calamidade, ele ergueria uma pequena capela e celebraria a sua festa, anualmente, de 15 a 25 de dezembro, com um novenário, fogos e festejos.

Como tendo conseguido alcançar a graça, Caboclo Manoel saiu pelas redondeza pedindo esmolas e levantando fundos para a construção que foi imediatamente iniciada. Após construída a pequena capela logo surgiram em volta residências e prédios comerciais que hoje formam o centro de Triunfo.

História da cidade de Triunfo Paraíba - PB

Em 1850, na região onde se situa o município, existente apenas poucas casas; na ocasião, o lugar era muito visitado pelas autoridades de Antenor Navarro e Souza, que vinham em busca de cangaceiros que se refugiavam no local.

Poucos anos depois, muitas casas alí foram construídas, destacando-se entre os moradores o Sr. Manoel Bernardino e as famílias Mangabeira e Liberato.

Em 1864, o Sr. Manoel Bernardino, cumprindo promessa, construiu uma capela em homenagem ao Menino Deus.

O povoado recebeu o nome de - "Picadas", sendo modificado anos depois para Triunfo, pelo padre Ibiapina. Na época, realizava-se movimentada feira livre, com a participação de moradores de toda região.

Gentílico: triunfense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Triunfo ex-povoado, pela lei municipal nº 145, de 24-061957, subordinado ao município de Antenor Navarro.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o distrito de Triunfo, figura no município de Antenor Navarro.

Elevado à categoria de município com a denominação de Triunfo, pela lei estadual nº 2637, de 20-12-1961, desmembrado de Antenor Navarro. Sede no atual distrito de Triunfo ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-12-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela lei estadual nº 4367, de 18-02-1981, é criado o distrito de Bernardino Batista ex-povoado e anexado ao município de Triunfo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Bernardino Batista, figura no município de Triunfo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Pela lei estadual nº 5929, de 29-04-1994, desmembra do município de Triunfo o distrito de Bernardino Batista. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Triunfo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Triunfo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: