Início » Paraíba » Tavares


Tavares - Paraíba



Tavares é um município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião da Serra do Teixeira. De acordo com o IBGE, no ano de 2006 sua população era estimada em 13.024 habitantes. Sua área territorial é de 229km². Distante por rodovia 429km da Capital João Pessoa e a 139km da cidade de Patos, sede regional polarizada.

A história do município remonta ao século passado quando o Pe. Francisco Tavares, chegou a região, então habitada por umas poucas famílias. Ao examinar a fertilidade da terra e suas condições climáticas de um sertão promissor, resolveu fazer paradeiro nesse lugar e lutar pelo ideal de povoar uma vila.

Por volta de 1870, confrontou-se com o senhor Major Florentino, da região do Mixila (Sítio), que tivera, também, o propósito de formar um vilarejo na região de origem, contra as bênçãos e as ideias do padre, chegando a fundar uma feira livre lá no referido sítio, apressando, dessa maneira, a ação criadora do padre que, debaixo de um Juazeiro, bem no centro de Campina (local onde hoje fica a rua principal) celebrou a primeira missa e edificou um altar improvisado de varas, elevando ao mesmo tempo a imagem do arcanjo São Miguel, que posteriormente recebera do proprietário local, Sr. Manoel Antônio do Nascimento, o qual doou, ainda, quatro hectares de terra como primeiro patrimônio da paróquia de São Miguel. Tal fato teria se dado em 4 de Fevereiro de 1874, quando o povoamento do sítio Campina contava apenas com duas residências: uma na fazenda Casa Nova e outra na Lagoa dos Paulinos.

História da cidade de Tavares Paraíba - PB

Em 1874, na região onde se situa o Município, existia o núcleo populacional denominado Tavares, onde residia a família do Padre Francisco Tavares Arcoverde, primeiro vigário e fundador da Cidade.

Em frente ao juazeiro existente, foi construída a capela de São Miguel, onde Padre Arcoverde celebrou a primeira missa, no dia 29 de setembro de 1874. Na sombra da referida árvore, foi realizada a primeira feira semanal do lugar.

Com a chegada de novos moradores, o povoado tomou impulso em 1930, Tavares foi um dos cenários da Revolução. Em virtude das lutas ali a população teve que se refugiar em terras pernambucanas.

Terminada a Revolução, a população retornou para reconstrução o seu povoado, arrazado em conseguência dos combates travados.

Gentílico: tavarense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Princesa o distrito de Tavares ex-povoado.

Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o município de Princesa passou a denominar Princesa Isabel.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Tavares, figura no município de Princesa Isabel ex-Princesa.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação Tavares, pela lei estadual nº 2150, de 10-09-1959, desmembrado de Princesa Isabel. Sede no antigo distrito de Tavares. Constituído de 2 distritos: Tavares e Juru, ambos desmembrados de Princesa Isabel. Instalado em 17-11-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Tavares e Juru.

Pela lei estadual nº 2656, de 21-12-1961, desmembra do município de Tavares o distrito de Juru.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Tavares: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Tavares? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: