Início » Paraíba » Solânea


Solânea - Paraíba



Solânea, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião do Curimataú Oriental. De acordo com o IBGE, no ano de 2010 sua população era estimada em 26.693 habitantes. Forma uma das poucas conurbações ou sistemas urbanos conurbados do interior e fora das regiões metropolitanas. O sistema urbano Solânea-Bananeiras possui peso demográfico e geopolítico/geoeconômico similar ao de Guarabira (no baixo brejo oriental).

A fundação, propriamente dita, é atribuída aos habitantes que povoaram a região, por volta dos anos de 1750-1800. Segundo a história oficial, um dos descendentes dos colonizadores da família Soares Cardoso Moreno, vindo do Ceará, fixou moradia, nas terras planas, com fazenda de gado e engenho.

Com o crescimento da região, alguns pioneiros - tais como Leôncio Costa, Alfredo Pessoa de Lima, e tantos outros - empreenderam esforços no sentido de transformar o pequeno povoado em Distrito de Paz. Isto só veio ocorrer no dia 4 de dezembro de 1926. Assegurado pela Lei nº 637, o pequeno aglomerado passou a ser chamado de Moreno, nome dado em homenagem ao seu fundador.

História da cidade de Solânea Paraíba - PB

A colonização das terras abrangidas pelo atual Município teve início nas primeiras décadas do século XVIII, quando foram concedidas sesmarias a Domingos Vieira e a Zacarias de Melo.

Quanto à data da fundação de Solânea, desconhece-se. Entretanto, em 1926, a localidade tornou-se sede do Distrito com a denominação de Moreno, em homenagem a seu fundador, membro da família Soares Moreno. A partir daí, foram criadas associações culturais e o periódico Correio Moreno. O desenvolvimento sócio-econômico está ligado aos esforços particulares dos trabalhadores Leôncio Costa e Celso Cirne. Com a instalação de diversas indústrias, houve vários melhoramentos. O lugarejo prosperou, resultando na sua elevação à categoria de Vila, em 1938.

Gentílico: solanense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Bananeiras o distrito de Moreno.

Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o distrito de Moreno passou a denominar-se Solânea.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Solânea ex-Moreno, figura no município de Bananeiras.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Solânea, pela lei estadual nº 967, de 26-11-1953, desmembrado de Bananeiras. Sede no antigo distrito de Solânea. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-12-1953.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Pela lei estadual nº 4035, de 22-12-1978, é criado o distrito de Durval Lira e anexado ao município de Solânea.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos: Solânea e Durval Lira.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede. Não figurando o distrito de Durval Lira, pois o mesmo foi criado e não instalado.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Moreno para Solânea alterado, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Solânea: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Solânea? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: