Início » Paraíba » São Mamede


São Mamede - Paraíba



São Mamede faz parte do estado da Paraíba localizado na região do Seridó Ocidental, no centro do estado, mesorregião da Borborema e microrregião de Patos e integrante da Região Metropolitana de Patos. Limita-se ao norte com Ipueira (RN) e Várzea, a leste com Várzea e Santa Luzia, ao sul com Areia de Baraúnas, Passagem e Quixaba, e a oeste com Patos e São José de Espinharas. A área territorial do município é de de 607km², e sua sede situa-se a uma altitude de 263 metros.

São Mamede é um dos municípios do Seridó e sua população tem fortes traços sanguíneos judaicos, já que seus descendentes fugiram da Inquisição.

Em 1702, chegaram ao local onde hoje se encontra a cidade o sargento Matias Vidal de Negreiros, judeu-português fugindo da Inquisição e o alferes Marcos Rodrigues Cabral, além de Manoel Monteiro. Mas só em 28 de janeiro de 1762 é que Manoel Tavares recebia do Governo as terras de São Mamede pela Sesmaria nº 568.

História da cidade de São Mamede Paraíba - PB

No século XVIII mais precisamente em 1702, um grupo liderado pelo Sargento-Mor Matias Vidal de Negreiros e os alferes Rodrigues Cabral e Manoel Monteiro, descobriram o local onde se situa atualmente o Município de São Mamede.

Através do Requerimento de Manoel Tavares Baia, foi concedida a Sesmaria nº 568, em 28 de janeiro de 1762, sob aprovação do então Governador Francisco Xavier de Miranda Henriques.

A fundação da povoação se deu em 5 de abril de 1903, por iniciativa de Manoel Augusto de Araújo e Manoel Faustino da Costa, fazendeiros da região. No mesmo dia, foi celebrada a 1ª feira realizada pelos habitantes do local e das cidades vizinhas.

José Paulo Souto foi um dos elementos que mais contribuiu para o desenvolvimento político, ecônomico e social da povoação.

Gentílico: são-mamedense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Santa Luzia do Sabugi o distrito de São Mamede.Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o município de Santa Luzia do Sabugí passou a denominar-se simplesmente Santa Luzia.No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de São Mamede, figura no município de Santa Luzia ex-Santa Luzia do Sabugi. Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o município de Santa Luzia passou a denominar-se simplesmente Sabugi.Por atos das disposições constitucionais transitórias do Estado, promulgado a 11-061947, o município de Sabugi voltou a denominar-se Santa Luzia. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de São Mamede, figura no município de Sabugi ex-Santa Luzia.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Mamede, pela lei estadual nº 973, de 02-12-1953, desmembrado de Santa Luzia. Sede no antigo distrito de São Memede. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-05-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Mamede: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Mamede? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: