Início » Paraíba » São Domingos do Cariri


São Domingos do Cariri - Paraíba



São Domingos do Cariri, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião do Cariri Oriental. De acordo com o IBGE, no ano 2006 sua população era estimada em 2.447 habitantes. Área territorial de 222km².

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

História da cidade de São Domingos do Cariri Paraíba - PB

Em 1922, mais precisamente no dia 22 de abril, chegou nesta região o jovem Francisco Amâncio Diniz, que incentivado por seu espírito aventureiro, deixou sua terra natal (a cidade de Taperoá) procurando estender o comércio do qual vivia percorrendo várias regiões do estado. Na época, ao chegar encontrou outros comerciantes que se abrigavam à sobra de uma quixabeira onde colocavam seu produtos a venda. Como não havia até então, demarcações de terras, pois todos que se encontravam aqui, assim como Francisco Amâncio, eram oriundos de outras regiões, foi tomada por ele (Francisco Amâncio) a iniciativa de um povoamento organizado, onde todos por eles liderados, começaram a demarcar as terras.

Tomando as margens do Rio Paraíba como referência, Francisco Amâncio que também era pedreiro, construiu a primeira casa, e foi ele que organizou aos poucos as constuções seguintes, onde podemos destacar as principais obras por ele deixada, como antiga "Igreja Velha", o cemitério, e a Igreja nova que também foi iniciativa dele, dando início as obras pouco antes de seu falecimento em 21 de dezembro de 1976. Foi assim, depois de formado um lugarejo, que em 1961 São Domingos galgou a categoria de distrito, ato na época sancionado pelo então Governador Pedro Gondim.

Gentílico: são-dominguense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Domingos, pela lei estadual nº 2643, de 20-12-1961, suboridinado ao município de Cabaceiras.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de São Domingos, figura município de Cabaceiras.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Domingos do Cabaceiras, pela lei estadual nº 5903, de 29-04-1994. desmembrado de Cabaceiras. Sede no antigo distrito de São Domingos. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 6173, de 11-12-1995, o município de São Domingos do Cabaceiras passou a denominar-se São Domingos do Cariri.

Em divisão territorial datada de 2003, o município já denominado São Domingos do Cabaceiras é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007

Alteração toponímica distrital

São Domingos do Cabaceiras para São Domingos do Cariri alterado, pela lei estadual nº 6173, de 1112-1995.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Domingos do Cariri: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Domingos do Cariri? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: