Início » Paraíba » Santana de Mangueira


Santana de Mangueira - Paraíba



Santana de Mangueira, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião de Itaporanga. De acordo com o IBGE, no ano de 2006 sua população era estimada em 5.235 habitantes. Área territorial de 402km².

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

História da cidade de Santana de Mangueira Paraíba - PB

O município de Santana de Mangueira-PB, data o século XIX, quando no ano de 1884, onde hoje se situa a sede do município, foi instalada a Fazenda Serrote, pertencente ao Sr. Antônio de Souza Mangueira. No ano de 1883 ele doou um terreno onde foi edificada uma capela em homenagem a Nossa Senhora Santana, quando surgiu uma povoação ao seu redor e foi batizada com o nome de Mangueira. Anos mais tarde devido a uma grande enchente, tal capela foi em partes às ruínas, mas foi reconstruída em tamanho maior, a atual foi edificada no ano de 1957, devido o avanço do progresso com a implantação de fazenda ao seu redor, no ano de 1922 o povoado foi elevado a condição de 1963, por força da Lei nº 3.057 foi elevada a categoria de cidade, sendo instalado oficialmente o município em 31 de outubro de 1963, com o nome de Santana de Mangueira, em honra à família dos seus primeiros colonizadores.

Sua Emancipação Política foi festejada em 05 de novembro de 1963, comemorada anualmente com muita alegria por todos os seu habitantes. A festa em homenagem a padroeira do município é comemorada no período de 16 à 26 de julho, com uma vasta programação religiosa e social.

Gentílico: satanense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santana de Mangueira ex-povoado, pela lei estadual nº 2772, anexado ao município de Ibiara.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santana de Mangueira, pela lei estadual nº 3095, de 05-11- 1963, desmembrado de Ibiara. Sede no antigo distrito de Santana de Mangueira. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santana de Mangueira: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santana de Mangueira? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: