Início » Paraíba » Santa Helena


Santa Helena - Paraíba



Santa Helena, é um município do estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião de Cajazeiras. De acordo com o IBGE, no ano de 2010 sua população era estimada em 5.369 habitantes. Área territorial de 210km².

O antigo povoado Canto de Feijão, hoje Santa Helena está localizada no extremo Oeste da Paraíba com uma população de aproximadamente 5.369 hab. Km² conforme o último censo realizado pelo IBGE no ano de 2010. Limita-se ao Norte com a cidade de Triunfo, Sul com Bom Jesus e Cajazeiras, Leste com São João do Rio do Peixe e Oeste com o Baixio e Umarí no Estado do Ceará. A comunidade até então chamada de Canto de Feijão (nome sugerido devido a farta colheita do feijão na época) teve seu aceleramento estimulado em 1922, com a construção da Via Férrea-RVC Rede Viação Cearence, hoje pertencente à Rede Ferroviária Federal S/A, e que naquela época estava ativada para o transporte de passageiros. A referida via férrea hoje funciona apenas no transporte de cargas e encomendas, ligando Fortaleza á Recife. Exatamente no local onde hoje fica a Sede Municipal, foi armado o acampamento dos trabalhadores da Ferrovia e logo após foram construídas as famosas casas de turmas, residências que seria abrigo para o pessoal da manutenção, estação e etc. Sua emancipação política ocorreu no dia 12 de dezembro de 1961.

O antigo povoado que teve como fundadores os Senhores Raimundo Luiz da Silva, Joaquim Alves de Oliveira e Gonçalo Vitoriano foi, inicialmente, chamado de Canto do Feijão. Haja vista a razoável produção do produto na região. Em 1927, Raimundo Luiz da Silva e um de seus empregados padeceram ante a sanha assassina do bando do Cangaceiro de Lampião que, procedente de Brejo das Feiras com destino ao Ceará, saqueou o povoado Canto do Feijão.

História da cidade de Santa Helena Paraíba - PB

A princípio, temos a informar que a comunidade nascida no início deste Século , Santa Helena teve seu aceleramento estimulado em 1922, quando da construção da Via Férrea - RVC - Rede Viação Cearense, hoje pertence à Rede Ferroviária Federal S/A, e que naquela época estava ativada para o transporte de passageiros. A referida via férrea que hoje funciona apenas no transporte de cargas e encomendas, liga Fortaleza à Recife, com passagem pela Malha Central de Santa Helena.

Exatamente no local onde hoje se encontra a Sede Municipal, foi armado o acampamento dos trabalhadores da Ferrovia e logo após foram construídas casas de turmas, residências para o pessoal da munutenção, estação e etc. , da aludida Via Férrea.

O antigo povoado que teve como fundadores os Senhores Raimundo Luiz da Silva, Joaquim Alves de Oliveira e Gonçalo Vitoriano foi, inicialmente, chamado de "Canto do Feijão". Haja vista a razoável produção do produto na região. Em 1927, Raimundo Luiz da Silva e um de seus empregados perceberam ante a sanha assassina do bando do Cangaceiro de Lampião que, procedente de Brejo das Feiras com destino ao Ceará, saqueou o povoado Canto do Feijão.

Tendo sido morto pelo bando de Lampião o Raimundo Luiz da Silva, um dos fundadores do povoado Canto do Feijão, hoje Santa Helena , continuou seu parceiro Joaquim Alves de Oliveira na luta do desenvolvimento da localidade. Para tanto, fez ele a doação de uma faixa de terra para a construção da Capela, o que foi feito em 1933. A referida Capela é hoje a Matriz da cidade cuja Padroeira é Santa Helena. A Paróquia local, pertence à Diocesse de Cajazeiras, cujo Bispo atual é Dom Matias Patrício de Macedo, empossado no mês de novembro de 1990, tem como seu Vigário o Monsenhor Francisco Sitônio, residente na cidade de Cajazeiras, por sua vez, a Festa da Padroeira é comemorada na data de 30 de setembro de cada ano.

Gentílico: santa-helenense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santa Helena ex-povoado pela lei municipal nº 144, de 24-06-1957, subordinado ao município de Antenor Navarro.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Santa Helena, figura no município de Antenor Navarro.

Elevado a categoria de município com a denominação de Santa Helena, pela lei estadual nº 2616 de 12-12-1961, desmembrado de Antenor Navarro. Sede no antigo distrito de Santa Helena. Constituído do distrito sede. Instalado em 29-12-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santa Helena: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santa Helena? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: