Tudo sobre Remígio Estado da Paraíba
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Remígio
Coordenadas geográficas
O município de Remígio fica localizado na latitude -6.94992 e longitude -35.8011 e faz parte do estado da Paraíba.
Tamanho do Território de Remígio
Com um total de 180,897 km², Remígio de extensão territorial.
População de Remígio
De acordo com dados do IBGE, Remígio possui aproximadamente 19.340 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Remígio são chamados de remigioense.
Administração municipal
Prefeito atual:FRANCISCO ANDRÉ ALVES.
História de Remígio - Paraíba
Remígio faz parte do estado da Paraíba. Está localizado na microrregião do Curimataú Ocidental. De acordo com o IBGE, no ano de 2010 sua população era estimada em 17.581 habitantes. Área territorial de 178km².
Os primeiros habitantes do nosso município foram os Índios Potiguares, que se dividiram em três grandes aldeias: Jandaíra, Queimadas e Caxexa. Por volta de 1700 já havia homens brancos na região, porém os registros históricos datam a partir de 1788, quando o alferes Luiz Barbosa da Silva Freire, de tradicional família portuguesa, e residente no Rio Grande do Norte, negociou suas terras com o senhor João de Morais Valcácer, adquirindo a propriedade denominada lagoas, onde hoje está localizado o nosso município, tendo como garantia para o negócio, uma simples troca de fios de barba, a permuta das propriedades. Remígio dos Reis, genro de Luiz Barbosa, construiu sua residência próxima a uma das cinco lagoas existentes na propriedade (atual Lagoa Parque). Remígio que pertencia a Areia viveu os mesmos ideais da sede tomando parte ativa nas lutas da Confederação do Equador, uma das mais belas páginas da história areiense. O número de habitantes e as edificações cresciam em ritmo acelerado, foi quando Frei Herculano, com a ajuda da população edificou uma Capelinha no morro próximo à lagoa (hoje Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio), e o senhor Francisco Tonel construiu o mercado, fortalecendo o comércio. Em 30 de março de 1938, passamos à categoria de vila, e em 15 de novembro do mesmo ano a Lagoa de Remígio ganhou a sua atual denominação, Remígio, em homenagem ao seu fundador. O primeiro projeto para o desmembramento da vila de sua sede, o município de Areia, foi apresentado pelo Deputado Remigense Dr. Luiz Bronzeado, reprovado pelo Governador João Fernandes de Lima, que substituía o titular José Américo de Almeida, alegando que o desmembramento traria vários prejuízos a economia de Areia, nossa sede. Em 02 de agosto de 1956, o deputado Tertuliano de Brito apresentou a Assembléia o Projeto de Lei Nº129/1956, pedindo a emancipação de Remígio, sancionada em 14 de março de 1957, pelo Governador Flávio Ribeiro Coutinho, entrando em vigor no dia 31 de março do mesmo ano. O Sr. Epitácio Bronzeado foi nomeado para administrar o município, de 31 de março de 1957 a 06 de fevereiro de 1958.
Homenagem à Remígio dos Reis, que tornou-se o primeiro morador do lugarejo que mais tarde, por sua localização, virou ponto de parada de viajantes e tropeiros.
História da cidade de Remígio Paraíba - PB
Os primeiros habitantes do atual município foram os índios Potiguares, que na região brejeira da Paraíba eram distribuídos em seis tabas, das quais, as de Jandaíra, Queimadas e Cuxexa, localizavam-se em terras do atual município.
Não se tem dados precisos a respeito de quando começou o desbravamento da região, pressupõe-se que tenha sido no início do ano de 1700. Só 78 anos depois é que foi encontrado o primeiro registro, dando conta da presença de colonizadores naquele local, quando o Alferes Luiz Barbosa da Silva Freire, entrou em choque com o Governador da Província do Rio Grande do Norte e em luta armada, consegui fugir da sua terra, trazendo consigo dois escravos negros. Na fuga desenfreada, foi encontrar o português João Morais Valcacér, tendo com ele permutado sua propriedade "Barro Branco" no Rio Grande, pela de "Chã Jardem" em Areia, estendendo-se pouco tempo depois, até o lugar denominado "Lagoas" em Remígio.
Após estabelecer-se no local, trouxe a família, inclusive filhos, genros e serviçais, iniciando com eles o desbravamento da propriedade, tendo conseguindo a amizade dos índios.
Um dos genros do fazendeiro, chamado Remígio dos Reis, construiu sua morada próximo a uma cinco lagoas existentes na região. A partir daí novas casas foram construídas e surgiram novos sítios, por este motivo o denominaram "Lagoa do Remígio", tempos depois simplificado para "Remigio". A principal atividade do lugarejo era a agricultura, sobressaindo-se culturas de café e cana de açúcar apesar de técnica rudimentar aplicada.
Gentílico: remigioense ou remigense
Formação Administrativa
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Areia o distrito de Lagoa do Remígio.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei nº 1164, de 15-11-1938, o distrito de Lagoa do Remígio passou a denominar-se simplesmente Remígio.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Remígio ex-Alagoa do Remígio, figura no município de Areia.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Remígio, pela lei estadual nº 1667, de 14-03-1957, desmembrado de Areia. Sede no antigo distrito de Remígio. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-03-1957.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Pela lei estadual nº 2778, de 18-01-1962, é criado o distrito de algodão e anexado ao município de Remígio.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Remígio e Algodão.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.
Pela lei nº 5928, de 29-04-1994, desmembra do município de Remígio o distrito Algodão. Elevado à categoria de município com a denominação de Algodão de Jandaíra.
Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007
Alteração toponímica distrital
Lagoa do Remígio para simplesmente Remígio alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-111938.
Fonte: IBGE
DDD de Remígio, Paraíba
83
Como fazer uma ligação para Remígio:
0 + Operadora + 83 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 83 + telefone
- Vivo: 015 + 83 + telefone
- Aerotech: 017 + 83 + telefone
- Claro: 021 + 83 + telefone
- GVT: 025 + 83 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 83 + telefone
- TIM: 041 + 83 + telefone
- Sercontel: 043 + 83 + telefone
CEP de Remígio
Prefeitura Municipal de RemígioEndereço: Av. Joaquim Cavalcanti de Moraes, 96, Centro, Remígio - PB, CEP: 58398000
Telefone / Fax:(83) 3364-1226 (83) 3364-1837
Prefeito: FRANCISCO ANDRÉ ALVES
Hospitais em Remígio - PB
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde remigioense.
Cartórios na cidade de Remígio
Acesse a lista de Cartórios em Remígio. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Remígio Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Remígio - PB e localizar ruas e endereços do município paraibano.
Hotéis e Pousadas em Remígio
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Remígio. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Remígio
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Remígio.
Remígio fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Remígio - PB em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
(Salmos 91:1)
Bíblia Online