Início » Paraíba » Pocinhos


Pocinhos - Paraíba



Pocinhos faz parte do estado da Paraíba. Encontra-se no Cariri paraibano, na Região Metropolitana de Esperança . De acordo com o IBGE, no ano de 2010 sua população era estimada em 17.032 habitantes. Área territorial de 630km².

Em Pocinhos está a Lagoa Salgada, que junto com os município de Montadas e Areial, formam a nascente do Rio Mamanguape. Está no município o divortium aquarum de três bacias hidrográficas: do Mamanguape, do Paraíba e do Seridó e também está localizada a maior pedra do mundo(parque das pedras).

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

História da cidade de Pocinhos Paraíba - PB

Pocinhos teve sua origem em torno de uma fonte e de um campanário. Seu nome originou-se da existência, em determinada área, de diversos pequenos poços, contendo água potável.

A povoação teve início no século passado, quando o fazendeiro José Aires Pereira edificou a sede de suas fazendas num pequeno morro bem próximo aos referidos poços e construiu entre 1815 e 1817, uma Capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição.

A evolução de Pocinhos tomou impulso maior quando pelo Decreto Diocesano de 8 de dezembro de 1908, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, desmembrada de Campina Grande. Daí, o núcleo foi crescendo e tornou-se Distrito de Campina Grande com o nome de Pocinhos, posteriormente, o Decreto Lei Estadual nº 520, modificou o nome para Joffily e tempos depois voltou ao seu antigo nome.

Gentílico: pocinhense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Campina Grande o distrito de Pocinhos.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o distrito de Pocinhos passou a denominar-se Joffily.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito já denominado Joffily, figura no município de Capina Grande.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pocinhos, pela lei estadual nº 986, de 10-12-1953, desmembrado de Campina Grande. Sede no atual distrito de Pocinhos ex-Joffily. Constituído de 2 distritos: Pocinhos e Puxinanã, ambos desmembrado de Campina Grande. Instalado em 30-12-1953.

Em divisão territorial datada de I-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Pocinhos e Puxinanã.

Pela lei estadual nº 1999, de 25-02-1959, é criado o distrito de Nazaré e anexado ao município de Pocinhos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Pocinhos, Nazaré e Puxinanã.

Pela lei estadual nº 2611, de 11-12-1961, desmembra do município de Pocinhos o distrito de Puxinanã. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Pocinhos e Nazaré.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

Pocinhos para Joffily alterado, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-121943. Joffily para novamente Pocinhos alterado, pela lei estadual nº 986, 10-12-1953.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pocinhos: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pocinhos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: