Início » Paraíba » Pilõezinhos


Pilõezinhos - Paraíba



Pilõezinhos, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na Microrregião de Guarabira, no brejo paraibano. De acordo com o IBGE, no ano de 2010 sua população era de 5.155 habitantes. Área territorial de 44km².

Habitada pelo índios potiguares inicialmente, as terras que hoje formam a cidade de Pilõezinhos teve como colonizadores, os portugueses que instalaram seus engenhos de cana-de-açúcar na região, por volta do ano de 1750. Segundo conta a tradição, seu nome é derivado de pequenos pilões de barro que eram criados pelos primeiros colonizadores, dada a qualidade da argila proprícia a confecção de artefatos de barro. No início do século XX foram surgindo os primeiros núcleos habitacionais. A povoação floresceu e foi construído uma capela sob a invocação de seu padroeiro São Sebastião.

Em 1951, a Lei Estadual nº 652 de 05 de dezembro de 1951 cria o distrito de Pilõezinhos, pertencendo ao município de Guarabira. Em 27 de dezembro de 1963, a lei estadual nº 3128, cria o Município de Pilõezinhos, sendo desmembrado do município de Guarabira.

História da cidade de Pilõezinhos Paraíba - PB

As terras que deram origem a Pilõezinhos foram habitado primeiramente pelo POTIGUARES. Depois, os colonizadores portuguêses instalaram os primeiros engenhos de cana-de-açucar, isso por volta dos anos 1700 a 1750.

Seu nome é derivado de pequenos pilões de barro pelos primeiros colonizadores, dada a qualidade da argila proprícia a confecção de artefatos de barro. Surgiram os primeiros núcleos habitacionais. A povoação floresceu e foi construído uma capela sob a invocação de seu padroeiroSãO SEBASTIãO. Passou a ser Povoado de Guarabira já com o nome de Pilõezinhos e, seus fundadores supõe-se foram as famílias Martins, Mendes, Alves, Camelo entre outras.

Não existe uma base firme e detalhada sobre a história de Pilõezinhos. Os antigos moradores têm as famílias citadas como de legítimos fundadores.

Gentílico: pilõezinhense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Pilõezinhos ex-povoado, pela lei estadual nº 652, de 0512-1951, criado com terras desmembradas do distrito sede Guarabira, subordinado ao município Guarabira.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Pilõezinhos, figura no município de Guarabira.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pilõezinhos, pela lei estadual nº 3128, de 27-12-1963, desmembrado de Guarabira. Sede no antigo distrito de Pilõezinhos. Constituído de distrito sede. Instalado em 26-01-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pilõezinhos: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pilõezinhos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: