Início » Paraíba » Ouro Velho


Ouro Velho - Paraíba



Ouro Velho é uma cidade localizada na microrregião do Cariri Ocidental, estado da Paraíba. De acordo com o IBGE, no ano de 2010 sua população foi estimada em 2.928 habitantes. Área territorial de 129km².

A cidade de Ouro Velho surgiu em 1884 , batizada por Conceição. Em 1886 teve seu nome mudado para Conceição Mugiqui. Conta-se que um boi velho pastava à sombra de um juazeiro que terminou servindo como ponto de referência de Boi Velho , que pela Lei n 803 de 18 de Outubro de 1952 passou a ser distrito de Monteiro com denominação de Boi Velho , que era referência ao preço do animal,considerado caro,comparando a ouro. Posteriormente a padroeira passou a ser Nossa Senhora das Graças logo após passou a ser chamada Ouro Velho.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

História da cidade de Ouro Velho Paraíba - PB

Em 1884, na localidade onde, hoje se situa o município de Ouro Velho, existia a Fazenda Izidro, de propriedade de Antônio Pedro de Araújo. Na região foi construída uma Capelinha oferecida a Nossa Senhora da Conceição. Atraídos pela Capelinha, algumas famílias de outras localidades foram chegando e alí construíram novas casas e, em pouco tempo, apresentava-se o lugar, com as caracteristicas de um florescente povoado. Em 1886, Antônio Pedro de Araújo fez a doação do patrimônio à então Padroeira do lugar, batizado a localidade com o topônimo de Conceição, modificado, pouco tempo depois, para Conceição de Mugiqui.

O desenvolvimento do povoado foi muito rápido e em 1952, com a denominação de Boi Velho, foi elevado à categoria de distrito, pertencente a Monteiro até o ano de ano de 1959, quando o de Prata foi elevado a município e o referido distrito passou a fazer parte do seu território.

O mesmo progresso fez com que os líderes da comunidade voltassem os olhos para a sua emancipação política. Assim, liderados por Jacinto Dantas Correias de Góis, entre tantos outros, começaram a luta pela independência política, o que conseguiram pouco tempo depois.

Gentílico: ouro-velhense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Boi Velho, pela lei estadual nº 803, de 16-10-1952, criado com terras desmembradas do distrito de Prata, subordinado ao município Monteiro.

No quadro fixado para vigorar no período de 1949-1953, o distrito de Boi Velho figura no município de Monteiro.

Pela lei estadual nº 1147, de 16-02-1955, o distrito de Boi Velho passou a denominar-se Ouro Velho. Sob o mesmo decreto, desmembra do município de Monteiro o distrito de Ouro Velho, para formar o novo município de Prata.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Ouro Velho ex-Boi Velho figura no município de Monteiro.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ouro Velho, pela lei estadual nº 2615, de 12-12-1961, desmembrado de Prata. Sede no antigo distrito de Ouro Velho. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-01-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Boi Velho para Ouro Velho alterado pela lei estadual nº 1147, de 16-02-1955.

Transferência distrital

Pela lei estadual nº 1147, de 16-02-1955, transfere o distrito de Ouro Velho ex-Boi Velho do município de Monteiro para o de Prata.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ouro Velho: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ouro Velho? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: