Início » Paraíba » Natuba


Natuba - Paraíba



Natuba é uma cidade localizada na microrregião de Umbuzeiro, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE em 10.278 habitantes, distribuídos em 192 km² de área.

Sabe-se que em 1874 foram adquiridos uma imagem e um sino para a capela em homenagem a Nossa Senhora das Dores, o que fez acreditar que na época já existia por ali o início de uma povoação. Recebeu o topônimo de Natuba, passando depois para Trambeque e mais tarde para Barra de Natuba. Em 1875, uma grande cheia do Rio Paraíba destruiu por completo a vila, fazendo com que seus moradores edificassem a povoação um pouco mais acima, onde se encontra, hoje, a sede municipal.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

História da cidade de Natuba Paraíba - PB

POUCO se sabe sobre o início do povoamento do atual município. Acredita-se, porém, que em 1874, já existia pequena povoação, de vez que naquele ano foi adquirida uma imagem de Nossa Senhora das Dores e sino para colocar na capela existente no lugarejo.

O topônimo Natuba, em seguida foi mudado para Trambeque e, mais tarde, para Barra de Natuba.

O município localizava-se às margens do rio Paraíba e, em 1875, devido à uma grande enchente, o rio transbordou, destruindo a Vila de Natuba.

Os moradores edificaram nova povoação mais acima, onde as enchentes não pudessem alcançar.

Alguns moradores contribuíram para a formação do lugarejo, destacando-se Francisco Costa, Manoel de Farias Vasconcelos e João Bezerra, participantes ativos do crescimento do lugar.

O progresso de Barão Bezerra, participantes ativos do crescimento do lugar.

O progresso de Barra de Natuba foi rápido e, em 1914, o Manoel de Vasconcelos fez a doação de um terreno para se construída uma nova sede da igreja, que foi reformada, em 1940, e hoje é a Matriz da comunidade, sob orago de Nossa Senhora das Dores.

Gentílico: natubense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Natuba, pela lei provincial nº 2, de 11-09-1848, subordinado ao município de Umbuzeiro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Natuba figura no município de Umbuzeiro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Natuba, pela lei estadual nº 2601, de 29-11-1961, desmembrado de Umbuzeiro. Sede no antigo distrito de Natuba. Constituído de 2 distritos: Natuba e Pirauá, ambos desmembrado de Umbuzeiro. Instalado em 27-10-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Natuba e Pirauá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Natuba: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Natuba? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: