Início » Paraíba » Logradouro


Logradouro - Paraíba



Logradouro é uma cidade, localizado na microrregião de Guarabira, no Estado da Paraíba.

Como na maioria das cidades que compreendem a região de Guarabira, em meados do século XV, essas terras pertenciam aos indíos potiguaras, numa região chamada de Serra da Copaoba. Após o descobrimento do Brasil, em 1500 os portugueses queriam se apossar das terras. No entanto, outros povos invadiram o Brasil, os franceses, que aqui chegaram e se aliaram aos potiguaras. A história relata que foi complicado para os portugueses conquistarem a Copaoba, foram 25 anos de guerra (1574 a 1599) e só venceram com o apoio dos tabajaras, índios que povoavam a Zona do Agreste e litoral. Depois da conquista, veio a colonização, o governo português distribuiu as terras para que os colonos viessem morar aqui, essas terras se chamavam sesmarias. Em 1619, Raphael de Carvalho recebeu a sesmaria de número 13 da capitania da Parahyba, onde iria surgir o município de Logradouro.

História da cidade de Logradouro Paraíba - PB

Não há dados oficiais que comprovem com exatidão os fatos que marcaram a história do município de Logradouro, notadamente quando a sua fundação. Dessa forma os aspectos históricos aqui relacionados seguem o curso normal das narrativas orais transmitidas pelos mais antigos moradores do Município.

O Município de Logradouro originou-se com a construção de moradias dos fazendeiros e comerciantes: srs. Antônio Franciscano do Amaral, Luiz Ribeiro do Amaral, Teodomiro e Francisco Gomes; mas foi nos idos de 1935 que este povoado se firmou como vila com a chegada do sistema ferroviário - Rede Ferroviária Ferro (R.F.F.S.A) e com a construção da usina Abílio Dantas; pois com a estrada de Ferro os nossos antepassados podiam ter acesso facilmente aos povoados da região, e com a usina além de utilizar a matéria prima local - o algodão oferecia trabalho aos moradores.

Gentílico: logradourense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Logradouro pela lei estadual nº 2639, de 2012-1961, subordinado ao município de Caiçara.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Logradouro, figura no município de Caiçara.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município, com a denominação de Logradouro, pela lei estadual nº 5916, de 29-04-1994, desmembrado de Caiçara. Sede no antigo distrito de Logradouro. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Logradouro: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Logradouro? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: