Início » Paraíba » Lagoa Seca


Lagoa Seca - Paraíba



Lagoa Seca é uma cidade localizada na Região Metropolitana de Campina Grande, estado da Paraíba. Sua população em 2011 foi estimada pelo IBGE em 26.034 habitantes, distribuídos em 109 km² de área.

De acordo com o IBGE, no ano de 2006 sua população era estimada em 26.000 habitantes. Seu clima é o tropical úmido, com temperatura média anual em torno de 22°C, sendo a mínima de 14°C e a máxima de 33°C. A cidade é limitada pelos municípios de Campina Grande, Massaranduba, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Montadas, Puxinanã e Esperança (apenas 100 m. de limite).

A origem do nome Lagoa Seca é permeada por várias versões, a mais precisa é atribuída à existência de um engenho com essa denominação, de propriedade do Coronel Vila Seca. Como homenagem ao Coronel surgiu o nome da cidade. Em uma versão popular um fato ocorrido na Rua João Lourenço Porto, onde existia uma lagoa, que se encontrava sempre seca originou o nome. Certo dia uma mulher bem vestida escorregou na lagoa e exclamou: "Como pude escorregar em uma lagoa seca!". Os comentários se propagaram na região, batizando o município.

História da cidade de Lagoa Seca Paraíba - PB

FORAM índios bultrins os primitivos habitantes da região.

No século XIX, as terras onde se situa o atual Município, pertenciam ao coronel José Antônio Alves Pequeno, conhecido como coronel Vila Seca.

Em 1929, às margens da estrada de acesso entre Campina Grande e a região do brejo paraibano

- atual BR-104 ou Anel do Brejo - foi construída, por Cícero Faustino da Silva, a primeira casa, que se tornou ponto de parada dos tropeiros. Dali demandavam às regiões brejeiras e curimataú. Com o aparecimento de novas residências, em pouco tempo, desenvolveu-se o Povoado.

Criado o Distrito de Paz, em 1934, no ano seguinte monsenhor José Delgado inaugurou a primeira capela, que teve como Padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em 1937, o topônimo foi mudado para Vila de Ipuarana, mais tarde, restabelecido para a antiga denominação.

Procedentes da Alemanha chegaram, entre 1939 e 1940, Lamberto Hoetting, Pedro Westermam e Manfredo Panterburg, frades franciscanos, construíram grande seminário, hoje Colégio Seráfico de Santo Antônio e deram impulso à Vila de Lagoa Seca.

Em 1951, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e, em 1953, instalado o Noviciado dos Irmãos Maristas, pertencentes à Província dos Irmãos Maristas do Brasil, outro fator de desenvolvimento para a Vila. No mesmo ano, iniciou-se a construção da Igreja Matriz. A missa de inauguração foi celebrada a 15 de agosto do ano seguinte.

Gentílico: lagoa-sequense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Campina Grande o distrito de Lagoa Seca.

Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o distrito de Lagoa Seca, passou a denominar-se Ipauarana.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito já denominado Ipauarana, figura no município de Campina Grande.

Pela lei estadual nº 166, de 05-11-1948, o distrito de Ipauarana voltou a denominar-se Lagoa Seca.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Lagoa Seca ex-Ipauarana, figura no município de Campina Grande.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município, com a denominação de Lagoa Seca, pela lei estadual nº 3133, de 04-01-1964, desmembrado de Campina Grande. Sede no antigo distrito de Lagoa Seca. Constituído do distrito sede. Instalado em 29-02-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

Lagoa Seca para Ipauarana alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938. Ipauarana para Lagoa Seca alterado, pela lei estadual nº166, de 05-11-1948.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Lagoa Seca: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Lagoa Seca? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: