Início » Paraíba » Desterro


Desterro - Paraíba



Desterro faz parte do estado da Paraíba e integrante da Região Metropolitana de Patos. Encontra-se a uma latitude 07º17′26” sul e a uma longitude 37º05′38" oeste, encontra-se na mesorregião do sertão paraibano e na microrregião da serra do Teixeira, limita-se ao norte com o município de Cacimbas – PB, ao leste com Livramento – PB, a oeste com Teixeira – PB e ao sul com o município de Itapetim – PE, estando a uma altitude de 591 metros. A população avaliada em 2010 é de 7.991 habitantes. Possui uma área de 179 km², apresenta um clima semi-árido com chuvas de verão.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. A divisão do estado da Paraíba em bioclimas classifica o clima de desterro como sub-desértico 2b, de tendência tropical com 9 a 11 meses secos. A pluviometria média anual é de 499 mm.

História da cidade de Desterro Paraíba - PB

Atraídos pela existência d′água no afluente do Rio Taperoá, conhecido como Rio dos porcos, fixaram residência onde hoje está encravada a cidade do atual município, o Sr. Manoel dos Reis de Souza e sua esposa Silvéria Maria da Conceição, admirados até hoje como os fundadores do município.

O lugar onde foi construída a residência dos pioneiros chamava-se de sítio "Entre Rios", passando ao topônimo de Desterro após o cumprimento de uma promessa feita por D. Silvéria a N. S. do Desterro para que se exterminasse uma epdidemia de frebre que ocorreu na região.

Dado o clima e a fertilidade do solo foi aumentando o número de casas construídas no lugar, erigindo-se o povoado que mais tarde passou a distrito de Teixeira, obtendo a emancipação política em 1959.

Gentílico: desterrense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Teixeira o distrito de Desterro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Desterro pela lei estadual nº 2180, de 22-10-1959, desmembrado de Teixeira. Sede no antigo distrito de Desterro. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-12-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Pela lei estadual nº 5168, de 11-08-1989, é criado o distrito de Cacimbas e anexado ao município de Desterro.

Pela lei estadual nº 59056, de 29-04-1994, desmembra do município de Desterro o distrito de Cacimbas. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Desterro: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Desterro? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: