Tudo sobre Cajazeirinhas Estado da Paraíba
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Cajazeirinhas
Coordenadas geográficas
O município de Cajazeirinhas fica localizado na latitude -6.96016 e longitude -37.8009 e faz parte do estado da Paraíba.
Tamanho do Território de Cajazeirinhas
Com um total de 287,894 km², Cajazeirinhas de extensão territorial.
População de Cajazeirinhas
De acordo com dados do IBGE, Cajazeirinhas possui aproximadamente 3.181 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Cajazeirinhas são chamados de cajazeirinhense.
Administração municipal
Prefeito atual:FRANCISCO DE ASSIS RODRIGUES DE LIMA.
História de Cajazeirinhas - Paraíba
Cajazeirinhas faz parte do estado da Paraíba.
Segundo fontes orais, o atual território perteceu inicialmente a Umbelino de Almeida, que ali se estabeleceu na fazenda Cajazeiras, dedicada à pecuária e um engenho. Este proprietário alforriou um escravo, José Inácio dos Santos e doou-lhe um pedaço de terra, que foi chamada de Cajazeiras do Melado, conhecida como Cajazeirinhas. O filho de José Inácio, João Inácio dos Santos, doou terrenos para construção da igreja de Nossa Senhora da Conceição e das primeiras casas do povoado. A pedra fundamental da igreja foi lançada em 10 de novembro de 1937. Um dos primeiros moradores foi o Sr. Sólon. A primeira feira livre ocorreu em 1945.
O distrito foi criado em 1962, pela Lei Nº 2.775 de 18 de janeiro de 1962, publicado no DOU em 31 de janeiro de 1962, subordinado ao município de Pombal. O distrito foi elevado à categoria de município com a denominação de Cajazeirinhas, pela lei estadual nº 5895, de 29 de abril de 1994, desmembrado de Pombal..
História da cidade de Cajazeirinhas Paraíba - PB
A partir de fontes de pesquisa oral, primeiramente, sua História está interligada ao Sistema de Capitanias Hereditárias, onde a data do atual território de Cajazeirinhas, tinha como donatário o Sr. Umbelino de Almeida, mascate português, vindo à esta região, pois, esta era propicia para a criação de gado e para atividades comerciais. Rico proprietário, senhor de escravos, fixou residência na Fazenda Cajazeiras e criou o primeiro engenho da região. Tinha fama de ser justo com seus escravos, pois, não foi por acaso, que José Inácio dos Santos, negro escravo, recebeu juntamente com sua carta de alforria, uma porção de terra. Com sua morte, passou ao seu filho, João Inácio dos Santos a terra recebida. Este, pois, foi o doador da maioria dos terrenos, para a construção da Igreja, Grupo e demais casas.
A História da Evolução de simples Vila Para Povoado, teve início por volta de 1930, quando foi realizada as primeiras construções naquele local. A origem do nome se deu porque o terreno doado era de uma fazenda chamada Cajazeiras do Melado e ai a denominaram de Cajazeirinhas. O primeiro a fixar a residências nesta localidade foi o Sr. Sólon. A primeira missa celebrada no Povoado, realizou na residência do mesmo, celebrado pelo pároco Acácio Rolim de Moura, no dia 10 de novembro de 1937. Na mesma data foi benta a Pedra fundamental e o terreno no qual onde se construiu a Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Padroeira da Cidade), cujo o terreno foi doado por João Inácio dos Santos. A primeira feira, realizou-se em 1945, onde se trocava e se vendia materiais de madeira (longarina e outros produtos da espécie), fabricava-se e se comercializava o produto na própria feira. Em maio de 1947, aconteceu a primeira festa religiosa, de barraca, contou com carrosséis e uma banda musical de Piancó, que teve como organizadora a Professora Soledade.
Gentílico: cajazeirense.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Cajazeirinha, ex-povoado, pela lei estadual nº 2775, de 18-01-1963, subordinado ao município de Pombal.
Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o distrito de Cajazeirinha figura no município de Pombal.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-01-1991.
Elevado à categoria de município com a denominação de Cajazeirinhas pela lei estadual nº 5898 de 29-04-1994, desmembrado de Pombal. Sede no antigo distrito de Cajazeirinhas. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
DDD de Cajazeirinhas, Paraíba
83
Como fazer uma ligação para Cajazeirinhas:
0 + Operadora + 83 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 83 + telefone
- Vivo: 015 + 83 + telefone
- Aerotech: 017 + 83 + telefone
- Claro: 021 + 83 + telefone
- GVT: 025 + 83 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 83 + telefone
- TIM: 041 + 83 + telefone
- Sercontel: 043 + 83 + telefone
CEP de Cajazeirinhas
Prefeitura Municipal de CajazeirinhasEndereço: R. Admilson Leite de Almeida, 80, Centro, Cajazeirinhas - PB, CEP: 58855000
Telefone / Fax:(83) 3437-1021 (83) 3437-1048
Prefeito: FRANCISCO DE ASSIS RODRIGUES DE LIMA
Hospitais em Cajazeirinhas - PB
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde cajazeirinhense.
Cartórios na cidade de Cajazeirinhas
Acesse a lista de Cartórios em Cajazeirinhas. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Cajazeirinhas Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Cajazeirinhas - PB e localizar ruas e endereços do município paraibano.
Hotéis e Pousadas em Cajazeirinhas
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Cajazeirinhas. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Cajazeirinhas
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Cajazeirinhas.
Cajazeirinhas fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Cajazeirinhas - PB em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário: