Início » Paraíba » Cacimba de Dentro


Cacimba de Dentro - Paraíba



Cacimba de Dentro faz parte do estado da Paraíba localizado na microrregião do Curimataú Oriental. De acordo com o IBGE, sua população é de 16.755 habitantes (Censo 2010) e sua área territorial 181km².

O sítio "Cacimba de Dentro", de propriedade de um cobrador de impostos chamado José Rocha, foi implantado no local onde hoje se encontra a cidade que lhe tomou o nome, por volta de 1880, sendo o primeiro passo para a povoação do lugar. A origem do nome deve-se ao fato de existirem na propriedade primitiva duas cacimbas de água potável, a "velha" e a "nova", sendo esta última mais para dentro da mata, daí o nome com que foi batizada a propriedade e, posteriormente, o povoado.

Até 1923, a propriedade não era vista com bons olhos pelos moradores da região, pois o Sr. José Rocha mantinha sob suas ordens um grande número de homens fortemente armados e que impunha certo clima de pânico nas circunvizinhanças.

História da cidade de Cacimba de Dentro Paraíba - PB

O sítio "CACIMBA DE DENTRO", de propriedade de um cobrador de impostos chamadoJOSé ROCHA, implantado no local onde hoje se encontra a cidade que lhe tomou o nome, por volta de 1880, foi o primeiro passo para a povoação do lugar. Até 1923, a propriedade não era vista combons olhos pelos moradores da região, pois o Sr. JOSé ROCHA mantinha sob suas ordens, um grande número de homens fortemente armados e que impunha um autêntico clima de pânico nas circunvizinhanças.

Tal situação foi se transformando aos poucos, com a chegada de novos moradores, procedentes de ARAUNA e dentre eles em 1923, o Sr. PEDRO TARGINO DA COSTA MOREIRA, considerado o verdadeiro fundador do povoado. Construir de imediato um mercado público e abriu uma casa de comércio, além de construir inúmeras casas de moradias que vendia ou alugava as famílias que ali chegavam. Constam-se que entre os primeiros habitantes, BELMIRO COSTA, IDELFONSOFERNANDES DE LIMA, MANOEL BENEVENUTO BARBALHO DE ARAúJO, ERNESTO HIPóLITO, FRANCISCO ALVES LEADEBAL, SIMPLICIANO HIPóLITO, JOãO PRAEIRO e JOSé BONIFáCIO.

A primeira CAPELA que fora construída em 1922, sofreu ampla reforma no ano de 1966, constituindo-se atual MATRIZ. A origem do nome deve-se ao fato de existirem na propriedade primitiva, duas cacimbas de água de ótima qualidade a "VELHA" e a "NOVA", sendo esta última, mais para dentro da mata, daí o nome com que foi batizada a propriedade e, mais tarde confirmado povoado.

O povoado de CACIMBA DE DENTRO passou a distrito de ARAUNA, por volta de 1937, tendo conseguido sua emancipação política através da Lei 2138 de 08 de junho de 1959, sendo sua instalação oficial a 27 de setembro do mesmo ano, desmembrando do município de ARARUNA e formado um único distrito, o da sede.

Gentílico: cacimbense (de Dentro)

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Bananeiras o distrito de Araruna.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cacimba do Dentro, pela lei estadual nº 2138, de 03-06-1959, desmembra do Araruna. Sede no antigo distrito de Cacimba. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-09-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cacimba de Dentro: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cacimba de Dentro? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: