Início » Paraíba » Arara


Arara - Paraíba



Arara faz parte do estado da Paraíba, foi emancipado da cidade de Serraria e instalado em 1961. A origem de seu nome se deve-se pela grande quantidade de aves deste tipo (araras) que existiam antigamente no local.

Encontra-se na Mesorregião do Agreste Paraibano e na Microrregião do Curimataú Ocidental. Em 2008, possuía uma população de 12.698 habitantes, em uma área territorial de 89km². Sua principal via de acesso é pela rodovia PB-105, está distante 155 quilômetros de João Pessoa, a capital do estado.

Segundo o geógrafo e historiador Antonio Gregório da Silva, no seu trabalho mimeografado "Arara, 125 anos depois Fatos que devem ser Lembrados" a origem do povoamento de Arara, ocorreu na segunda metade do Século XIX, quando tropeiros viajantes que faziam o transporte de carne de sol, farinha de mandioca e rapadura, entre o Curimataú/Seridó e o Brejo paraibano, aproveitavam as sombras das copas das muitas árvores da família das "Baraúnas" que existiam nas proximidades de um riacho, localizado ao norte do Engenho Porções, nos contrafortes do Planalto da Borborema, depois de três léguas de cavalgada no local onde hoje se encontra edificada a cidade de Arara.

História da cidade de Arara Paraíba - PB

Muitas árvores da família das "Baraúnas" existiam primitivamente no local onde hoje se encontra edificada a Cidade de Arara. Serviam de abrigo aos viajantes que demandavam o Brejo da região do Curimataú onde faziam suas compras de farinha de mandioca e rapadura, alimentos de primeira necessidade disponível naquela área. O local era conhecido como a "BARAúNA DAS ARARAS" em virtude do grande números de aves desta espécie ali existente, por volta do ano de 1860.

Proveniente do estado do Ceará, EM 1872, chegou a Solânea o PADRE IBIAPINA, que influiu para o desbravamento e progresso da Zona do Curimataú, que hoje é o município de ARARA. Fundou próximo a atual cidade de Arara a CASA DE CARIDADE DE SANTA Fé, instalada em 1866, em terreno doado pelo Major ANTôNIO JOSé DA CUNHA, construiu a primeira casa da futura povoação e muito contribuiu para o seu desenvolvimento até 1881, quando faleceu com idade de 94 (noventa e quatro) anos. A Igreja Matriz sob a invocação de NOSSA SENHORA DA PIEDADE, foi iniciada pelo PADRE IBIAPINA, que concorreu para incrementar a comunidade que ali se formava.

Gentílico: ararense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Serraria o distrito de Arara.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.Elevado à categoria de município com a denominação de Arara, pela lei estadual nº 2602, de 01-12-1961, desmembrado de Serraria. Sede do antigo distrito de Arara. Instalado em 19-12-1961. Em divisão territorial datada de 31-XII-1961, o município é constituído do distrito sede.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Arara: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Arara? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: