Início » Paraíba » Alhandra


Alhandra - Paraíba



Alhandra é uma cidade localizada na microrregião do Litoral Sul, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE em 18.324 habitantes, distribuídos em 183 km² de área.

A colonização das terras onde atualmente está localizado o município de Alhandra iniciou-se por volta de 1700. Aí viviam os índios Aratanguis, tribo a que pertencia Felipe Camarão, que se destacou no combate aos holandeses. Nesse período chegaram ao local colonizadores portugueses, que aí se estabeleceram para cultivo da cana-de-açúcar. A primeira igreja local foi construída em 1740, com invocação a N. Sra. da Assunção, e hoje ela é a igreja matriz. Apesar de claramente ser da fase de transição do Barroco para o Rococó, o que pode ser comprovado pelos trabalho de feitura requintada em cantaria em pedra calcária que existe ao lado dos degraus do altar e sob o púlpito, hoje seu interior está despido das peças em talha que devem ter decorado o altar mor e os altares laterais, bem como o arco cruzeiro da capela mor. O prédio já sofreu intervenções do IPHAN, mas não teve todas as obras concluídas e, por isso, apresenta uma parte em ruínas, ao fundo.

História da cidade de Alhandra Paraíba - PB

O local onde hoje se localiza o município de Alhandra, era ocupado por volta de 1700. por uma tribo de índios Arataguis. Esses índios viviam em constantes combates com os Tabajaras, ocupantes daregião onde hoje se situa a cidade de João Pessoa. àquela época, passou pelo lugar uma expedição portuguesa que entrou em combate com os Gentios e permaneceu ali por algum tempo. Achando a topografia da Região semelhante a da cidade portuguesa de Alhandra, batizaram o reduto indígena com aquele topônimo, permanecendo até hoje.

Na tribo dos Arataguis, destacou-se o famoso chefe Felipe Camarão, célebre pelas lutas contra os invasores das terras brasileiras. Em 1749, Alhandra teve sua igreja construída, que com reformas, transformou-se na atual matriz.

No início a povoação teve um período de grande prosperidade proporcionando, pelos vários engenhos de açúcar localizados na imediações cuja produção era destinada a cidade de Goiana, através do rio Abiaí.

Gentílico: alhandrense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Paraíba o distrito de Alhandra.

Pela lei estadual nº 700, de 04-09-1930, o município de Paraíba passou a denominar-se João Pessoa.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Alhandra figura no município de João Pessoa ex-Paraíba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Alhandra, pela lei estadual nº 2063, de 24-04-1959, desmembrado de João Pessoa. Sede no antigo distrito de Alhandra. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-05-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Alhandra: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Alhandra? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: