Início » Paraíba » Alagoa Grande


Alagoa Grande - Paraíba



Alagoa Grande faz parte do estado da Paraíba, localizado na microrregião do Brejo Paraibano. De acordo com o censo realizado pelo IBGE no ano 2010, sua população é de 28.482 habitantes. Área territorial de 320,558 km².

O nome da cidade é escrito numa forma arcaica de português, já que atualmente não se escreve mais a palavra lagoa com a aposição de "a" inicial (embora em Portugal ainda haja essa grafia para lagoa).

Como cidade da Região do Brejo da Paraíba (isto é, uma região intermediária entre o Litoral e o Sertão, situada na encosta da Serra da Borborema que recebe os ventos alísios úmidos do Atlântico e tem uma cobertura vegetal de Mata Atlântica), era parte integrante do município de Areia (cidade onde nasceu José Américo de Almeida, político e romancista, autor de A Bagaceira) até meados do século XIX, quando se tornou independente como cidade.

História da cidade de Alagoa Grande Paraíba - PB

O Município teve origem nas terras conhecidas pela designação de "Sertão do Paó", em cujas proximidades teriam habitado indígenas Cariris, ali ainda encontrados no início do Século XVIII.

O devassamento do território, através de entradas procedentes do litoral, ou mesmo do sertão já por volta de 1620, produzia seus efeitos, com a instalação das primeiras casas e fazendas à margem da Lagoa do Paó, a atual Lagoa Grande, que daria o nome ao Município.

A consolidação do núcleo, entretanto, verificou-se entre 1719 e 1767, quando Domingos da Rocha, o alferes Isidoro Pereira Jardim, o padre Luís Quaresma Dourado, Martinho Gomes, Agostinho de Jesus e outros obtiveram concessões de terras onde desenvolveram a lavoura e a criação de gado. Os dois primeiros são considerados os fundadores do Município .

O distrito surgiu em 1861, sendo a padroeira N. S. da Boa Viagem, e o Município de Alagoa Grande em 1864, desmembrado do de Areia, completando a 21 de outubro corrente o seu 1.° centenário.

Gentílico: alagoa-grandense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Alagoa Grande, pela lei provincial nº 38, de 01-10-1861, subordinado ao município de Areia.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Alagoa Grande, pela lei provincial nº 129, de 21-10-1865, desmembrado de Areia. Sede no núcleo de Alagoa Grande. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-10-1865.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Alagoa Grande, pela lei estadual nº 286, de 27-03-1908.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 2 distritos: Alagoa Grande e Juarez Távora.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela lei estadual nº 2146, de 16-07-1959, desmembra do município de Alagoa Grande o distrito de Juarez Távora. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Alagoa Grande: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Alagoa Grande? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: