Início » Paraíba » Aguiar


Aguiar - Paraíba



Aguiar é uma cidade no estado da Paraíba, localizado na microrregião de Piancó. De acordo com o IBGE, no ano de 2006 sua população era estimada em 4.440 habitantes. Área territorial de 345km².

Foi na fazenda São Francisco, de propriedade de Manoel Alves Cassiano, que Aguiar se desenvolveu. Em 1880, conta a história, que uma epidemia de cólera ameaçava a fazenda as pessoas que moravam por lá fizeram uma promessa à São Sebastião: se a doença não atingisse suas famílias, construiriam uma capela ao santo, escolhendo - o como padroeiro. A graça foi alcançada e a promessa cumprida. O prorietário da fazenda fez a doação do terreno para o patrimônio religioso e a capela.

Em virtude do rio do mesmo nome, que atravessa suas terras, Aguiar foi palco de grandes plantações de algodão e suas feiras eram alvo de inveja na região.

História da cidade de Aguiar Paraíba - PB

O município de Aguiar surgiu à margem do rio do mesmo nome que atravessa a fazenda São Francisco pertencente ao Sr. Manoel Alves Cassiano.

Em 1880 houve na região uma epedemia de cólera e os moradores recorreram a sua fé fazendo promessas a São Sebastião no que foram atendidos; cumpriram a promessa construindo uma Igreja em sua homenagem que ainda hoje permanece como sendo atual Matriz.

Com o desenvolvimento do povoado no ano de 1900, os seus moradores organizaram feiras livres, tendo grande afluência a região.

O município teve sua primeira usina a vapor para descaroçamento de algodão instalada pelo tenente Irineu Lacerda e em 1929 chegou a cidade o primeiro automóvel, um FORD-29.

Em 1947 construíram o primeiro Grupo Escolar Pe Aristides Ferreira da Cruz.

Gentílico: aguiaense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Francisco Aguiar, pela lei municipal nº 17, de 07-01-1896, subordinado ao município de Piancó.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São Francisco Aguiar, figura no município de Piancó.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o distrito São Francisco Aguiar passou a denominar-se simplesmente Aguiar.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de água Branca, figura no município de Piancó.

Pela lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o distrito de Aguiar perdeu terra do território para o novo distrito de Boqueirão dos Cochos, no município de Piancó.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Aguiar, permanece no município de Piancó.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aguiar pela lei estadual nº 2669, de 22-12-1961, desmembrado de Piancó. Sede no antigo distrito de Aguiar. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-10-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

São Francisco de Aguiar para simplesmente Aguiar alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 151938.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Aguiar: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Aguiar? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. WEYNOR CISNE COSTA's avatarWEYNOR CISNE COSTA

    Tenho muita vontade de conhecer pois foi onde meu avô nasceu em 1912, ele faleceu em 1999 mas me contava muitas histórias de São Francisco de Aguiar, e uma das hitórias que mais me recordo foi quando Lampião e seu bando mandou 2 jagunssos dele anunciar sua chegada na cidade, só que lá tinha um tenente muito macho que executou os homens de Lampião e os pendurouem uma árvore em frente a igreja, assim Lampião e seua bando resolveu não mais invadir a cidade.

    #1 – 14/05/2017 - 03:13

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: