Início » Pará » Tucuruí


Tucuruí - Pará



Tucuruí é um município da Microrregião de Tucuruí, na Mesorregião do Sudeste Paraense, no estado do Pará, no Brasil. O município tem 100.651 habitantes (2012) e 2 086km². Possui a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta do mundo, a Usina Hidrelétrica Tucuruí, construída e operada desde 22 de novembro de 1984 pela Eletronorte. Essa usina hidrelétrica formou um lago imenso, onde foram formadas ilhas com a mais diversa quantidade de espécies. É praticado, desde 2009, sempre no último final de semana do mês de maio, o Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí, cujo objetivo é a pesca do maior tucunaré, um peixe muito competitivo. São distribuídos vários prêmios aos participantes, que vêm de diferentes partes do país e até de outros países para pescar.

"Tucuruí" é uma palavra de origem tupi e significa "água do gafanhoto", através da junção dos termos tukura ("gafanhoto") e ′y ("água").

A região do município em suas raízes era habitada por povos indígenas das tribos dos assurinis-do-tocantins, paracanãs e gaviões. Essas tribos de hábitos nômades diferenciavam-se entre si por seus troncos étnicos e linguísticos. Os primeiros fatos históricos e registros da cidade, no entanto, datam apenas de 1781, quando o governador Telles de Menezes fundou a Vila de Pederneiras. A fundação realmente se efetivou com a construção em 1782 do forte de Fachina, denominado Nossa Senhora de Nazaré, criando o registro de Alcobaça. O forte tinha a finalidade de fiscalizar a navegação no Rio Tocantins e o contrabando de ouro vindo de Goiás e Mato Grosso feito pelo rio.

História da cidade de Tucuruí

Do alto de seus cinquenta anos de existência, Tucuruí é fruto de várias ações públicas do Estado, cujo intuito maior foi o de aproveitamento do imenso potencial hídrico do Rio Tocantins, assim como das riquezas que afloram em suas margens.

A realidade de Tucuruí depende de dois momentos históricos. O primeiro foi a implantação da Estrada de Ferro do Tocantins que visava superar as corredeiras e cachoeiras do rio, e a segunda foi a construção da maior escultura do capital internacional da Amazônia, a Hidrelétrica de Tucuruí. Desses projetos decorreram inúmeros condicionamentos que influenciaram até os hábitos dos moradores de Tucuruí. Percebe-se, além desses fatores, que a economia de Tucuruí é propulsora da microrregião do mesmo nome com os municípios de Breu Branco e Novo Repartimento, desmenbrados dele.

Gentílico: tucuruiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Alcobaça, pela lei provincial nº 661, de 31-10-1870, subordinado ao município de Baião, figurando neste município até o ano de 1911.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937.

Pela lei estadual nº 4505, de 30-12-1943, o distrito de Alcobaça passou a denominar-se Tucuruí.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito já denominado Tucuruí, permanece no município de Baião.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tucuruí, pela lei estadual nº 62, de 31-12-1947, desmembrado de Baião com sede no antigo distrito de Tucuruí constituído do distrito sede. Instalado em 25-05-1948.

Pela lei estadual nº 158, de 31-12-1948, é criado o distrito de Remansão (atualmente inundado pelo Lago de Tucuruí) e anexado ao município de Tucuruí.

Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído de 2 distritos: Tucuruí e Remansão.

Pelas leis 5703 e 5713, de 13-12-1991 foram elevados à condição de municípios os povoados de Breu Branco e Novo Repartimento, respectivamente. Povoados que foram relocados com a inundação da hidrelétrica com urbanização e casas contruídas pela Eletronorte no núcleo residencial. Os povoados primitivos ficavam à margem esquerda do Rio Tocantins e estão hoje submersos pelo lago.

Na divisão territorial datada de 01-06-1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial até o ano de 2008.

Alteração toponímica distrital

Alcobaça para Tucuruí alterado, pela lei estadual nº 4505, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Tucuruí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Tucuruí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: