Início » Pará » Nova Ipixuna


Nova Ipixuna - Pará



Nova Ipixuna é uma cidade localizado no sudeste do estado do Pará.

O Município de Nova Ipixuna, foi fundado no mês de agosto de 1977 mas só desmembrado dos municípios de Itupiranga e Jacunda no dia 20 de outubro de 1993, sendo instalado o município no dia 1 de janeiro de 1996. atualmente possui uma população: 13.644 habitantes numa área de Densidade Demográfica equivalente a 5,49 hab/km², situa-se no Sudeste do Estado.

O município vive a sua terceira administração sendo que a primeira foi coordenada por José Elias Jabour e nos dois outros mandatos consecutivos, o município foi e continua (2004/2008) sendo administrado pelo Prefeito José Pereira de Almeida.

História da cidade de Nova Ipixuna

O Município de Nova Ipixuna foi desmembrado de duas cidades: itupiranga e Jacundá. Até 1997, a antiga vila ficou sob a jurisdição da Prefeitura Municipal de Jacundá. As principais localidades do município são Vila Boa Esperança, no km 41, Vila Planalto, Vila Taquari, Vila Belém, Vila Pitambeira, Gleba Jacaré, Monte Dourado e Terra Prometida.

Gentílico: nova-ipixunense

Formação administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Nova Ipixuna, pela lei estadual nº 5762, de 20-10-1993, desmembrado de Itupiranga e Jacundá. Sede no atual distrito de de Nova Ipixuna ex-localidade do município de Itupiranga. Constittuído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Nova Ipixuna: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Nova Ipixuna? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: