Início » Pará » Jacareacanga


Jacareacanga - Pará



Jacareacanga faz parte do estado do Pará. Encontra-se a uma latitude 06º13′20" sul e a uma longitude 57º45′10" oeste, estando a uma altitude de setenta metros. Possui uma área de 53 531,59km². A população avaliada em 2004 era de 31 661 habitantes.

Seu nome é proveniente da língua tupi e significa "cabeça de jacaré", através da junção dos termos îakaré ("jacaré") e akanga ("cabeça").

Na cidade, em fevereiro de 1956, ocorreu a Revolta de Jacareacanga, que foi um esboço de reação militar contra a posse de Juscelino Kubitschek na presidência do país, poucas semanas antes. Oficiais da aeronáutica partiram da cidade do Rio de Janeiro no dia 10 de fevereiro e se instalaram na Base Aérea de Jacareacanga. A revolta durou dezenove dias e terminou com o controle da situação por forças pró-Kubitschek.

História da cidade de Jacareacanga

Segundo a bibliografia existente, o nome Jacareacanga foi dado pelos índios que habitavam a região, ao observarem do alto de uma elevação próxima à antiga vila, que a mesma possuía uma forma que lembrava um jacaré, tendo em seu dorso uma saliência semelhante a uma canga.

A sua história se confunde com a da cidade de Itaituba e da conquista do Rio Tapajós, apresentando destaque especial a partir da década de 50 quando o então Presidente da República, Getúlio Vargas, estabeleceu uma estratégia de ocupação da região, chamada de Marcha para o Oeste, que objetivava acima de tudo, consolidar a soberania nacional.

No fim da década de 50 um fato marcou profundamente a região, foi o início da garimpagem de ouro, provocando um forte movimento migratório, gerando uma ocupação desordenada e o estabelecimento de uma dependência econômica.

A emancipação política do município de Jacareacanga, até parte do município de Itaituba, foi o resultado da mobilização dos moradores, iniciada no final da década de 80 quando foi criada a Comissão Pró-Emancipação Política do Distrito Municipal de Jacareacanga, cuja presidência coube ao Sr. Sebastião Lopes Pimenta. O pedido de emancipação foi encaminhado à Assembléia Legislativa do Estado do Pará, pelo então deputado estadual Vilson João Shuber, que fez acompanhar da representação, a ata de criação da Comissão já citada além de um abaixo-assinado com 150 assinantes.

Gentílico: jacareacanguenses

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Jacareacanga. Pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, subordinado ao município de Itaituba.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito figura no município de Itaituba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jacareacanga, pela lei estadual nº 5691, de 13-12-1991, desmembrado de Itaituba. Sede no antigo distrito de Jacareacanga. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1991.

Pela lei nº , é criado o distrito de Porto Rico anexado ao município de Jacareacanga.

Em divisão territorial datada de 14-V-2001, o município constituído de 2 distritos: Jacareacanga e Porto Rico.

Assim permancendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Jacareacanga: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Jacareacanga? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: