Início » Pará » Bom Jesus do Tocantins


Bom Jesus do Tocantins - Pará



Bom Jesus do Tocantins é uma cidade do interior do estado do Pará. Encontra-se a uma latitude 05º03′05" sul e a uma longitude 48º36′32" oeste, estando a uma altitude de 175 metros. A população avaliada em 2010 era de 15.246 habitantes.

O município possui uma área de 2.816,425km², sendo localizado no sudeste paraense, é entrecortado pela rodovia BR-222 que o liga a todo o Brasil. O município possui além da sede três nucleos urbanos expressivos: São Raimundo (km 40), Carne de Sol e Nossa Senhora de Aparecida.

A denominação Bom Jesus surgiu a partir das ideias de moradores mais antigos que consideravam ser um nome significativo, pois é o nome do filho de Deus e com isso no dia 6 de Agosto comemora-se a festa do Padroeiro da cidade, o Senhor Bom Jesus.

História da cidade de Bom Jesus do Tocantins

Foi criado pela Lei nº 5.454, de 10 de maio de 1988, com área desmembrada de São João do Araguaia, que estabelece que o Município, enquanto não possuísse legislação própria, seria regido pelas leis e atos reguladores do Município de São João do Araguaia e integraria a comarca de judiciária de Marabá, e seria instalado a 1º de de janeiro de 1989.

Sua criação data de 1964, ocasião em que a oferta de terras devolutas não era muito grande. Devido a inexistência da PA-70, poucas pessoas tinham acesso ao local. Sua história está relacionada com a do Município que lhe deu origem. Segundo a memória social local, o morador mais antigo do Município é o maranhense Adão de Souza, que estabeleceu, por volta de 1962, uma roça local.

A denominação Bom Jesus surgiu a partir das idéias de moradores mais antigos que consideravam ser um nome significativo, pois é o nome de Deus. Possui somente o distrito sede: Bom Jesus do Tocantins. O primeiro prefeito deste, foi o Sr. Lúcio Antunes da Silva.

Em 1991, pela Lei nº 5.708, de 27 de dezembro de 1991 o Município de Bom Jesus do Tocantins, teve parte de suas terras desmembradas para a criação do Município de Abel Figueiredo, anteriormente seu principal Distrito.

Gentílico: bom-jesuense

Formação administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Bom Jesus do Tocantins, pela lei estadual nº 5454, de 10-05-1988, desmembrado de São João do Araguaia. Sede na localidade de Bom Jesus de Tocantins. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-011989.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim pemanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Bom Jesus do Tocantins: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Bom Jesus do Tocantins? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: