Polícia Federal realiza operação contra fraudes em licitações e desvio de recursos em prefeitura na Bahia
Mais Lidas
Imagem Ilustrativa - Reprodução | Polícia FederalA Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 5 de novembro, a Operação Sanit, com o objetivo de desarticular um esquema de fraude em licitações realizadas pelo município de Canarana, na Bahia.
As investigações apontam irregularidades em processos licitatórios destinados à contratação de serviços de controle de pragas e sanitização de ruas da cidade. Além das fraudes nos procedimentos licitatórios, a operação também apura desvios de recursos públicos e a não execução dos serviços contratados.
De acordo com a PF, o esquema investigado envolvia a utilização de documentos falsificados nas licitações, com a finalidade de beneficiar uma empresa contratada para prestar os serviços de controle de pragas.
As investigações revelaram que tanto a administração pública quanto a empresa envolvida foram omissas ao não apresentarem os documentos que comprovassem a execução real dos serviços, como estipulado nos contratos. O desvio de recursos públicos afetou repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Saúde, destinados a essas ações.
As apurações indicam que, apesar de os contratos preverem o uso de veículos e mão de obra especializada para a execução dos serviços, esses recursos não foram devidamente empregados.
A sanitização das ruas de Canarana, que deveria ser realizada com uma estrutura mais robusta, teria sido efetivamente feita por apenas um profissional, em desacordo com o que foi contratado, o que reforça a suspeita de superfaturamento e inexecução do serviço.
Na operação de hoje, a Polícia Federal cumpriu 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Canarana (BA) e Cedro (PE). As ordens foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Os investigados podem ser responsabilizados por crimes como fraude à licitação, direcionamento, superfaturamento e desvio de recursos públicos, de acordo com a legislação brasileira.
A Operação Sanit segue em andamento, com a PF analisando documentos e materiais apreendidos. O objetivo é aprofundar as investigações e identificar todos os envolvidos no esquema fraudulento. O caso destaca a atuação da Polícia Federal no combate a irregularidades envolvendo o uso de recursos públicos destinados a serviços essenciais para a população.
Artigo anteriorCampanha incentiva lojistas a oferecer primeiro emprego a jovens em Vitória da ConquistaPróximo artigoBahia alcança liderança nacional na produção de maracujáNotícias Relacionadas
Deixe uma respostaCancelar resposta
Últimas
DestaquesBatalhão da PM em Guanambi investiga ocorrência e afasta diretor de disciplina após confusão com aluno em escola militarizada
BrasilÚltima superlua do ano poderá ser vista no início da noite desta sexta-feira
DestaquesLicitação para retomada de obra da maior ponte sobre o Rio São Francisco em Minas Gerais foi homologada
DestaquesSecretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia abriu processo seletivo com 193 vagas
BahiaCoren pede suspensão do processo seletivo do DPT Bahia por descumprimento de piso salarial
Visite Agência Sertão para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » Suica x Servia!
- » Dinamarca x Espanha
- » Portugal x Polonia
- » Arturo Garcia
- » Operario x Mirassol
- » Haka
- » Uruguai x Colombia
- » Argentina jogo
- » Jazz x Mavericks
- » Estatua da Justica
- » Grammy Latino 2024
- » Mike Tyson vs Jake Paul
- » Equador x Bolivia
- » Viih Tube internada
- » Telasco Segovia
- » Paraguai x Argentina
- » Luta Mike Tyson
- » Homem desaparecido Pico jurape
- » G20 o que e
- » Belgica x Italia
Como fazer
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
(Salmos 91:1)
Bíblia Online