Incra criou mais um assentamento da reforma agrária na Bahia

DestaquesEditaisRegião de CamacanRuralIncra criou mais um assentamento da reforma agrária na Bahia Tiago Marques13 de novembro de 2024FacebookTwitterWhatsAppLinkedinEmailTelegram

Mais Lidas

Foto: Acervo | Incra

Foi publicado na edição Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 13 de novembro, a portaria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que criou o assentamento Gilberto Alves de Cerqueira, localizado entre os municípios de Santa Luzia e Arataca, no litoral sul da Bahia.

A nova área de reforma agrária disponibilizará lotes para 27 famílias em um total de 532,6 hectares.

De acordo com o órgão, com este, já são seis os assentamentos criados no estado da Bahia em 2024, totalizando 10,3 mil hectares de terras e 208 lotes disponíveis para assentamentos familiares.

O processo seletivo para o preenchimento das 27 vagas do novo assentamento está previsto para 2025, segundo o chefe da Divisão de Obtenção do Incra, Adelson Gomes. Os cinco primeiros assentamentos criados no estado – nos municípios de Coronel João Sá, Sítio do Quinto, Cravolândia, Campo Alegre de Lourdes e Adustina, já estão com os processos seletivos em andamento com 181 lotes em fase de ocupação nessas áreas.

O Incra também informou que o assentamento Gilberto Alves de Cerqueira está situado em uma área de floresta tropical pluvial, caracterizada por uma vegetação densa e arbustiva. De acordo com o laudo agronômico, cerca de 293,7 hectares são destinados a culturas permanentes, recomendando-se a recuperação e clonagem do cacau, além de um manejo agrícola especializado.

O relatório ainda sugere a implementação de sistemas agroflorestais para diversificar a produção, com opções de plantio de açaí, pimenta-do-reino, canela, cravo-da-índia, pupunha, baunilha e cupuaçu. Em uma área de aproximadamente 30 hectares, que apresenta vegetação secundária e sem restrições de uso, o estudo recomenda o cultivo de café, mamão, maracujá e banana.

Homenagem

O novo assentamento leva o nome de Gilberto Alves de Cerqueira, uma homenagem póstuma ao servidor do Incra, que dedicou 44 anos ao instituto, atuando especialmente nas regiões do Baixo Sul, Litoral Sul e Extremo Sul da Bahia. Por mais de duas décadas, Gilberto contribuiu para o desenvolvimento de projetos de reforma agrária e para o apoio às famílias assentadas na região.

Veja a portaria

Artigo anteriorCargill seleciona para novas vagas na Bahia, Minas Gerais, São Paulo e outros estadosPróximo artigoConfira a programação completa da Semana da Consciência Negra em Guanambi

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Últimas

Brasil

Última superlua do ano poderá ser vista no início da noite desta sexta-feira

Destaques

Licitação para retomada de obra da maior ponte sobre o Rio São Francisco em Minas Gerais foi homologada

Destaques

Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia abriu processo seletivo com 193 vagas

Bahia

Coren pede suspensão do processo seletivo do DPT Bahia por descumprimento de piso salarial

Bahia

Inema divulgou previsão do tempo para o feriado prolongado em toda a Bahia

Visite Agência Sertão para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Proclamação da República Brasileira

A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro...

Saiba Mais

Dia do Joalheiro

A partir do segundo milênio a.C., o ser humano começou a explorar o ouro. Na Antigüidade, o ouro ...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
(Salmos 23:1)
Bíblia Online