De acordo com o Governo da Paraíba, o serviço será feito nos rios Sinimbu e Mamanguape, que cortam o município.
(foto: reprodução/redes sociais)
O Governo da Paraíba anunciou, neste sábado (19), o edital para contratar a empresa que vai elaborar o projeto de desassoreamento dos rios que inundaram a Baía da Traição em fevereiro, após fortes chuvas que atingiram a cidade.
Conforme observou o ClickPB, o serviço será feito nos rios Sinimbu e Mamanguape, que cortam o município. A demanda das comunidades indígenas é antiga.
O cacique-geral, Sandro Gomes, emocionou-se ao falar sobre o lançamento do edital. “A cheia do rio Sinimbu foi uma tragédia. Agora, queremos voltar a tomar banho no rio e ajudar nossas aldeias São Miguel e Benfica”, afirmou o cacique.
Foto: Secom-PBOutras ações
Por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), o Governo Estadual entregou neste sábado (19), Dia Nacional dos Povos Indígenas, uma série de ações na Aldeia São Francisco/Terreiro Sagrado.
O evento contou com a presença da secretária da Semdh, Lídia Moura, de lideranças indígenas, vereadores e representantes da Prefeitura de Baía da Traição e diversas secretarias estaduais, como Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Humano (Sedh), Ciência e Tecnologia (Secits), Meio Ambiente (Seman) e Agropecuária e Pesca (Sedap).
Durante a solenidade, foram distribuídos 100 mil alevinos para piscicultura, uma tonelada de semente de feijão, uma tonelada de semente de milho, 500 arrobas de inhame e duas mil mudas de árvores nativas para a etnia Potiguara.
Já os Tabajara receberão os insumos no dia 24 de abril, incluindo 50 mil alevinos, 200 kg de sementes de feijão, 240 kg de sementes de milho, 100 arrobas de inhame e mil mudas.
José Otávio Targino, da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, destacou que esses recursos vão impulsionar a segurança alimentar e a geração de renda nas aldeias, respeitando os saberes tradicionais.
Além da caminhada até as Furnas Sagradas e a tradicional dança do Toré, o evento teve momentos emocionantes, como o minuto de silêncio pedido pelo cacique Geo, em homenagem às lideranças que já partiram. A Pajé Fátima agradeceu ao Governo do Estado pelo apoio.
A secretária Lídia Moura reforçou que todas as ações foram construídas em diálogo com as comunidades. “Todas as ações anunciadas – desassoreamento, distribuição de alevinos, sementes e mudas – foram solicitadas pelos Potiguaras e Tabajaras. Seus saberes ancestrais nos guiam para um futuro melhor”, ressaltou.
Foto: Secom-PBCentro Tecnológico
A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secits) lançou o Centro Tecnológico Indígena Potiguara, equipado com computadores, internet e cursos de capacitação.
Gabriela Brito, representante da Secits, explicou que o espaço vai funcionar em parceria com o conhecimento ancestral indígena, unindo tecnologia e tradição.
Além disso, foram assinados dois decretos: o 46.456, que inclui os Jogos Indígenas no calendário oficial do estado, e o 46.455, que reconhece a diversidade dos povos indígenas como fundamental para a formação da sociedade paraibana.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) vai implantar uma cozinha comunitária, que servirá como espaço de convivência e preservação da culinária tradicional.
A secretária Lídia Moura afirmou que essa cozinha será centro de resistência cultural, garantindo alimentação saudável e valorizando os saberes das mulheres indígenas.
O vereador Ronaldo do Mel celebrou as conquistas e destacou a importância da recuperação das mangabeiras e cajueiros, essenciais para a subsistência local.
Sandro Gomes, cacique-geral, encerrou o evento com uma avaliação das ações. “Aqui é o palco da resolução de problemas com ações. Estamos renovando a esperança”.
*Com SECOM-PB
Leia mais no ClickPB
COMPARTILHE Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.Bombando em Paraíba
1
ParaíbaParaíba tem dois trechos de praias impróprios para banho este fim de semana
2
ParaíbaPrefeitura de Alhandra desembolsa R$ 180 mil com show de Núzio Medeiros
3
ParaíbaPrefeitura de Areia contrata show de Michele Andrade por R$ 200 mil
4
ParaíbaPolícia prende suspeito de furtar PSFs e lojas em Sousa
5
Paraíba‘Aos Vivos’: Chico César faz show gratuito hoje em João Pessoa
Visite ClickPB para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » anori imagens
- » fairmont rio
- » gravadoras
- » mulher se enforca em pirapora mg
- » dia internacional contra a discriminacao racial
- » flavio alves
- » serca seca
- » quantas escolas municipais existe em itaberaba bah...
- » Milagre do Destino
- » Kings League
- » Pe de-Meia 2025
- » Feriados nacionais 2025
- » Onibus invade agencia
- » Roberta Flack
- » Galatasaray x Fenerbahce
- » Tabela Paulistao 2025
- » Feriado de Carnaval 2025
- » SAG Awards 2025
- » Aline Bianca
- » Campeonato Paulista classificacao
Como fazer