DOZE FOTOS para relembrar a Itupeva de Antigamente
Várias cidades da região completarão 60 anos no próximo dia 21. Em 1965, Itupeva – entre outras – conseguiu a emancipação política. Até então, o município era bairro de Jundiaí. Então, para comemorar a data, vamos ver 12 fotos mostrar como era a Itupeva de antigamente. Ah, a fotografia principal é da igreja matriz, na década de 1980.
1960
Estação ferroviáriaA sede da fazenda Monte Serrat…
Foto da antiga usina hidrelétrica no bairro de Quilombo…
1970
***
Rodovia Vice-Prefeito Hermenegildo Tonolli1980
Alguém sabe dizer onde era este prédio imponente…
***
… e como era utilizado?
***
Você sabia que Itupeva tem uma mina de tungstênio abandonada. Segundo postagem do escritor George André, que foi colaborador do Jundiaí Agora, “ninguém sabe precisar quando a mina funcionou. Segundo comentários dos moradores antigos, muita gente perdeu a vida no local. Falam em túneis existentes até hoje. Mas poucas pessoas se aventuram a explorar o local, coberto pelo mato e “mal frequentado. O lugar, no bairro da Mina, é um dos pontos turísticos da cidade”, escreveu George.
A HISTÓRIA DE ITUPEVA
Em 1953, o então bairro de Itupeva tornou-se Distrito de Paz do município de Jundiaí. Uma nova era tinha início. Contando com o trabalho do então vereador José Polli, representante do bairro Itupeva na Câmara Municipal de Jundiaí, em 1957 foi oficialmente instalado o Distrito e o Cartório de Registro Civil e Anexos.
Dez anos se passaram desde 1953 e as lideranças de Itupeva iniciaram o movimento visando obter a emancipação político-administrativa, que contava com o apoio da maioria absoluta da população. Foi formada então a Comissão de Emancipação incumbida de preparar toda documentação necessária para justificar o Projeto de Lei na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, tendo como autor o Deputado Salvador Julianelli.
PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI
Em 1963, sob a coordenação de Luiz Poli, foi realizado o plebiscito: vitória esmagadora pela emancipação, com mais de 90% da vontade popular. Estava selado o desligamento do Distrito de Itupeva do município de Jundiaí. Finalmente, em 31/12/1963, pela Lei Estadual 8.050, Itupeva ganhou a condição de município, cuja instalação oficial ocorreu em 21/03/1965. A Lei Estadual 8.092/64 estabeleceu as divisas do município de Itupeva com os seus vizinhos. Luiz Poli foi o primeiro Prefeito (1965/68). Fonte: site da Prefeitura de Itupeva.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
Visite Jornal Jundiaí Agora para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » mulher se enforca em pirapora mg
- » dia internacional contra a discriminacao racial
- » flavio alves
- » serca seca
- » quantas escolas municipais existe em itaberaba bah...
- » Milagre do Destino
- » Kings League
- » Pe de-Meia 2025
- » Feriados nacionais 2025
- » Onibus invade agencia
- » Roberta Flack
- » Galatasaray x Fenerbahce
- » Tabela Paulistao 2025
- » Feriado de Carnaval 2025
- » SAG Awards 2025
- » Aline Bianca
- » Campeonato Paulista classificacao
- » Velo Clube x Agua Santa
- » Noroeste x Portuguesa
- » Botafogo-SP x Novorizontino
Como fazer
O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
(1 Coríntios 13:7)
Bíblia Online