Aldeia terena de Avaí, em São Paulo, inicia gincana cultural
Agência Brasili Agência Brasil https://istoedinheiro.com.br/autor/agencia-brasil/
16/04/2025 - 7:48
Para compartilhar:
Copie a URL: CopiarPara marcar o Abril Indígena, moradores da aldeia Ekeruá, da Terra Indígena Araribá promovem a 4ª edição da Gincana Cultural. A comunidade fica localizada no município de Avaí, no interior de São Paulo, próximo a Bauru.
O evento conta tem o apoio do professor Rodolfo Langhi, do Departamento de Física e Meteorologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com programação concentrada no período da tarde, a gincana permite ao público, entre outras atividades, saber mais sobre constelações indígenas, por meio de palestra ministrada por Langhi.
Notícias relacionadas:
Nessa terça-feira (15), os visitantes participaram de sessões de observação do céu, aplicando os novos saberes que assimilaram na palestra feito por Langhi, que tem vínculo com o Observatório Didático de Astronomia. Ele falou ainda sobre a relação da agricultura tradicional com os astros.
A aldeia recepcionará o público para as atividades até o próximo domingo (20). Serão cinco dias de feira com acessórios e objetos de arte indígena, palestras sobre etnoturismo e etnobotânica, contação de histórias, brincadeiras, apresentações culturais e jogos em diversas modalidades como zarabatana e corrida com tora. A feira e a praça de alimentação funcionarão todos os dias.
A aproximação de não indígenas é um processo que completa quase duas décadas, conforme explicou à Agência Brasil Davi Terena, professor e gestor cultural da aldeia. Segundo ele, o projeto inclui tanto a ideia de proporcionar uma imersão a quem é de fora quanto a de fortalecer a identidade de seu povo, que divide o território com grupos guarani e kaingang.
“A aldeia Ekeruá foi fundada em 2002 e, desde 2007, praticamente, veio fortalecendo os trabalhos com atividades de visitações. Com isso, foi ganhando um público, que passou a frequentar e foi sendo conquistado pela organização da aldeia”, disse Davi, ressaltando que em sua aldeia vivem 60 famílias e cerca de 180 pessoas.
Para compartilhar:
Copie a URL: CopiarVisite ISTOÉ DINHEIRO para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » anori imagens
- » fairmont rio
- » gravadoras
- » mulher se enforca em pirapora mg
- » dia internacional contra a discriminacao racial
- » flavio alves
- » serca seca
- » quantas escolas municipais existe em itaberaba bah...
- » Milagre do Destino
- » Kings League
- » Pe de-Meia 2025
- » Feriados nacionais 2025
- » Onibus invade agencia
- » Roberta Flack
- » Galatasaray x Fenerbahce
- » Tabela Paulistao 2025
- » Feriado de Carnaval 2025
- » SAG Awards 2025
- » Aline Bianca
- » Campeonato Paulista classificacao
Como fazer
Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.
(Isaías 40:31)
Bíblia Online