Veja cidades da PB que avançaram em políticas para crianças e adolescentes e ganharam Selo Unicef
O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef) divulgou, nesta quarta-feira, as 88 cidades da Paraíba que mais melhoraram as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024. Dentre as cidades presentes na lista, estão Campina Grande, Patos e Sousa, que avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência, e agora recebem o Selo Unicef.
Para obter os resultados, as cidades premiadas tiveram que priorizar o cuidar da primeira infância e da adolescência, melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –, investir na saúde física e mental de meninas e meninos, promover hábitos de higiene e acesso à água limpa, proteger crianças e adolescentes das violências, e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, especialmente de povos e comunidades tradicionais.
Coberturas vacinais melhoraram mais nos municípios paraibanos certificados com o Selo Unicef, em comparação à média nacional. Enquanto, no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral D2 aumentaram 2,6% (de 64,27% para 65,91%), nos municípios certificados pelo Selo UNICEF na Paraíba o aumento foi de 41,2% (de 52,2% para 73,7%).
O abandono escolar caiu mais nos municípios certificados pelo Selo Unicef, em comparação à média nacional. No Brasil, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%, passando de 1,3% para 0,8%. Já nos municípios certificados na Paraíba, a queda foi maior: 46,6% (saindo de 2,4% e chegando a 1,3%).
Após quatro anos engajadas na iniciativa, essas 88 cidades conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para imunização, educação e proteção contra as violências.
O Selo Unicef será entregue, oficialmente, aos municípios da Paraíba em uma cerimônia em João Pessoa, dia 21 de novembro.
Lista de cidades
Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 923 alcançaram todas as metas e foram certificados.
Jornal da Paraíba
Seu comentário (Obrigatório)Nome (Obrigatório)E-mail (Obrigatório)Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.Publicar ComentárioVisite jornaldaparaiba para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » Manchester United x PAOK
- » Chelsea x Noah
- » Claudio Tovar
- » Escala 6x1
- » Positivo Brasil
- » Al-Orobah x Al-Ittihad
- » Galatasaray x Tottenham
- » Dollar
- » Valor do euro
- » Cotacao euro
- » Atletico-GO x Atletico-MG
- » 1 dolar em real
- » Feyenoord!
- » USD
- » Inter x Arsenal
- » Bayern x Benfica
- » PSG x Atletico Madrid
- » Dolar hoje turismo
- » Netanyahu demite ministro
- » Gabriel Bortoleto
Como fazer
O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador.
(Salmos 18:2)
Bíblia Online