Cerca de 42% da população mundial terá algum tipo de dor na vida

NF Nara Ferreira 17/10/2024 14:00

A dor crônica é aquela que pode durar por mais de três meses

crédito: Freepik

O mês de outubro é conhecido por uma diversidade de campanhas ligadas à saúde, como de câncer de mama, osteoporose e artrite reumatoide. As duas últimas se complementam ao Dia Mundial de Combate à Dor, que ocorre nesta quinta-feira, 17 de outubro. A data visa conscientizar a sociedade e mobilizar esforços para combater os impactos da dor crônica, um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

 

A dor pode impactar significativamente a qualidade de vida das pessoas, causando dificuldade de vários tipos, desde um simples desconforto, até dificuldades para dormir, trabalhar, estudar e socializar, podendo chegar à depressão, ansiedade e isolamento social. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 42% da população do planeta sofre com algum tipo de dor e até 92% vai ter o problema ao menos uma vez na vida. 

 

 

 

A dor pode ser classificada como aguda ou crônica. Sendo a primeira caracterizada por curta duração, geralmente causada por uma doença ou lesão, sem continuidade ou regularidade. Já a dor crônica é aquela que pode durar por mais de três meses, causando alterações na função e estrutura do sistema nervoso central, o que deixa o indivíduo mais sensível a estímulos dolorosos.

 

Segundo o reumatologista José Eduardo Martinez, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a dor crônica é um dos principais desafios enfrentados por pacientes reumáticos. "Nossa missão é promover o diagnóstico precoce e oferecer o acesso ao tratamento adequado, pois a dor não tratada pode comprometer seriamente a qualidade de vida das pessoas", afirma ele.

 

 

Entre as doenças reumáticas que causam dor, a fibromialgia talvez seja a mais emblemática. A síndrome que se caracteriza por dores generalizadas, principalmente na musculatura, apresenta vários sintomas como fadiga, distúrbios no sono, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. “A fibromialgia resulta de uma alteração do sistema nervos que faz com que ele passe a ter uma percepção de dor amplificada. Associa-se também a estresse crônico”, explica José Eduardo.

 

A doença é bastante comum e está presente em pelo menos 5% dos pacientes que procuram assistência médica e entre 10 e 15% dos pacientes que vão ao consultório de um reumatologista. Afeta mais as mulheres, entre 30 e 60 anos, porém existem casos em pessoas mais velhas e até em crianças e adolescentes.

 

As doenças reumáticas em geral provocam muitas dores e são uma das maiores causas de afastamento do trabalho e de aposentadorias por invalidez e afetam mais de 15 milhões de brasileiros. Entre as principais doenças reumáticas estão:

 

 

“Conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre essa realidade é essencial para que possamos avançar na oferta de cuidado integral aos pacientes”, destaca o reumatologista. 

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

Visite Estado de Minas para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo

Conhecido também internacionalmente pela sigla ATCO, do inglês Air Traffic Controller – o Contro...

Saiba Mais

Dia do Arquivista

O dia 20 de outubro foi escolhido como o Dia do Arquivista porque, há exatos 190 anos (em 1823) nes...

Saiba Mais

Dia do Poeta

Poeta é aquele que faz versos, que escreve poesias. A poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma...

Saiba Mais

Dia Mundial e Nacional da Osteoporose

Conscientizar a população sobre as formas de combate à doença. Esse é o principal objetivo do D...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.
(Salmos 23:1)
Bíblia Online