ODATA inaugura novo data center em São Paulo focado em IA
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira | 18/03/2025 às 11:40
Compartilhe: Divulgação/ODATAA ODATA inaugurou nesta segunda-feira (17) o seu novo data center DC SP04, localizado em Osasco, no Estado de São Paulo. O local terá capacidade de TI de 48 MW e tem como um dos principais diferenciais um design que garante flexibilidade para atender às distintas demandas de seus clientes. O início das operações está previsto para abril de 2025.
O Canaltech esteve na inauguração e viu de perto o fim da obra que teve investimento de R$ 2,6 bilhões e levou 8 meses e meio para ser concluída. O DC SP04 será o primeiro data center do Brasil a contar com o resfriamento de alta eficiência Delta Cube (Delta³), uma solução patenteada e desenvolvida pelo grupo Aligned Data Centers (da qual a ODATA faz parte).
O novo data center suportará densidades de potência de até 50 kW por rack, o que ajudará a maximizar o uso do espaço e reduzir de forma significativa a carga de refrigeração necessária. Isso provoca uma grande redução no consumo de energia, já que o Delta Cube capta e remove calor diretamente na sua fonte, diferente das soluções convencionais. Com isso, atingem com facilidade o ambiente hiperescalável e eficiente para se adaptar de forma dinâmica às demandas.
Continua após a publicidadeODATA impacta região de Osasco
Completando 10 anos em 2025, a ODATA celebra a inauguração do 10º data center com o DC SP04. Além dele, há outros três em São Paulo (Hortolândia, Santana de Parnaíba e Barueri), um no Rio de Janeiro (São João de Meriti) e outros espalhados pela América Latina, presente em países como Colômbia, Chile e México.
A estrutura montada em Osasco tem como principal objetivo atender à crescente demanda por serviços de nuvem e inteligência artificial. Ambos geraram um crescimento exponencial na indústria de data centers, algo que a ODATA pretende ampliar suas operações e soluções para atender ao maior número possível de clientes.
A companhia pretende impactar a economia local e o mercado de tecnologia de São Paulo, preenchendo uma lacuna que existe na capacidade de expansão de data centers em Osasco e na região metropolitana de São Paulo. A proposta é não apenas trazer a sua maior infraestrutura de TI com alta disponibilidade energética, mas também gerar empregos e trazer investimentos para a cidade e o Estado.
O diretor comercial de novos negócios da corporação, Fernando Jaeger, conversou com a reportagem do Canaltech e reforçou a importância de Osasco em todo este cenário de expansão dos data centers na região.
“Osasco é uma das regiões mais conectadas do Estado de São Paulo e do Brasil, consequentemente. Isso faz dela um local extremamente atrativo para o desenvolvimento de data centers. É uma região muito demandada e identificamos uma falta de capacidade de expansão no local, então o DC SP04 vem aqui para preencher essa lacuna”.Continua após a publicidade
Sustentabilidade em data centers
A ODATA também revelou como o DC SP04 contribuirá na questão da sustentabilidade na cidade de Osasco. Este é um detalhe muito importante, já que sua estação dupla de energia consome 48 MW (em comparação a todo o município, que consome 50 MW de energia).
A companhia trabalha diretamente com 10 mil empresas de fornecimento de energia em todo o Brasil, com sistema interligado para alimentar os seus data centers. A geração principal ocorre através dos parques eólicos que operam na região Nordeste, sendo distribuídos até São Paulo e Rio de Janeiro para suas infraestruturas.
Continua após a publicidadeAlém da contribuição para a indústria nacional, já que seus transformadores são produzidos no Brasil, 100% de toda essa energia gerada para as estações têm uma fonte renovável — o que reduz os impactos ambientais para alimentar os servidores, IA e seus serviços.
O CEO da ODATA, Ricardo Alário, afirma que a empresa sente muito orgulho de trabalhar com este viés sustentável. Para o executivo, o crescimento é importante, mas tem de estar alinhado com as questões sócio-ambientais.
“Nos orgulhamos muito de operar com 100% de energia proveniente de fontes renováveis e de autoprodução no Brasil, reforçando nosso compromisso contínuo com práticas energéticas sustentáveis e responsáveis. Por isso estamos sempre buscando meios de maximizar nossos serviços e favorecer a sustentabilidade”, revela Ricardo.
O executivo também reforça que a solução de resfriamento Delta Cube faz parte desta iniciativa, funcionando como uma opção de padrão elevado sem ter um alto consumo de energia.
Continua após a publicidade“Diante deste cenário a solução do Delta Cube vem agregar ao nosso portfólio ao oferecer para nossos clientes rápida escalabilidade, inovação tecnológica e os mais elevados padrões de eficiência energética”, revela o CEO da ODATA.
Fernando Jaeger, para a reportagem do Canaltech, complementa e reforça que o data center que construíram em Osasco chega como uma solução de nova geração para todo o Estado, ressaltando suas qualidades em comparação aos demais vistos neste mercado:
“É um data center grande, de hiper escala, com 48 MW de potência de TI, vindo para trazer recursos de última geração com um viés sustentável. Inclusive, o Delta Cube faz uso de energia renovável para possibilitar que nossos clientes continuem expandindo seus negócios aqui na região, tanto em nuvem quanto em inteligência artificial”.
Continua após a publicidadeVídeo: nossa equipe mostra como funciona um data center e explica todos os detalhes que compõe seus servidores e sistemas para proteger e transmitir seus dados
Visite Canaltech para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » mulher se enforca em pirapora mg
- » dia internacional contra a discriminacao racial
- » flavio alves
- » serca seca
- » quantas escolas municipais existe em itaberaba bah...
- » Milagre do Destino
- » Kings League
- » Pe de-Meia 2025
- » Feriados nacionais 2025
- » Onibus invade agencia
- » Roberta Flack
- » Galatasaray x Fenerbahce
- » Tabela Paulistao 2025
- » Feriado de Carnaval 2025
- » SAG Awards 2025
- » Aline Bianca
- » Campeonato Paulista classificacao
- » Velo Clube x Agua Santa
- » Noroeste x Portuguesa
- » Botafogo-SP x Novorizontino
Como fazer
O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
(1 Coríntios 13:7)
Bíblia Online