Como preservar sua audição: 7 cuidados essenciais para o Dia Nacional de Combate à Surdez

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia orienta 7 cuidados para prevenir a perda auditiva - (Foto: Divulgação)

Neste domingo, 10 de novembro, Dia Nacional de Combate à Surdez, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e a Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) chamam a atenção para um ponto fundamental da nossa saúde: a audição. Estima-se que 15 milhões de brasileiros tenham algum grau de perda auditiva – e o número é ainda maior no mundo, atingindo cerca de 1,5 bilhão de pessoas, de acordo com a OMS. Mas a boa notícia é que grande parte dos problemas de audição pode ser prevenida com cuidados simples. A seguir, confira sete dicas essenciais para manter a saúde auditiva em dia.

1. Proteja-se do barulho alto - Sons acima de 85 decibéis são prejudiciais. “Ouvir música alta, principalmente com fones de ouvido, pode gerar perda auditiva temporária e até danos permanentes,” alerta o Dr. Robinson Koji Tsuji, presidente da SBO.

2. Monitore a pressão, colesterol e diabetes - Hipertensão, colesterol alto e diabetes afetam o fluxo sanguíneo no ouvido, e isso aumenta o risco de perda auditiva. Manter esses índices sob controle ajuda a preservar a audição.

3. Evite o cigarro - “As toxinas do cigarro prejudicam a circulação na cóclea, a região que transforma o som em sinal para o cérebro”, explica Tsuji. Fumantes têm risco maior de perda auditiva, e deixar o cigarro faz bem para a saúde dos ouvidos.

4. Fique de olho nas infecções de ouvido - Infecções não tratadas podem se agravar e afetar a audição. Consultas regulares ao otorrino são recomendadas para prevenir complicações.

5. Cuidado com produtos ototóxicos - Certos produtos químicos e medicamentos têm efeito prejudicial ao ouvido interno. Converse com seu médico sobre alternativas mais seguras.

6. Triagem auditiva para bebês - O teste feito nos primeiros dias de vida é essencial para identificar problemas auditivos desde o início e tratar precocemente.

7. Observe a fala das crianças - Sinais como atraso na fala ou dificuldade escolar podem apontar para problemas auditivos. Um diagnóstico precoce pode resolver até 60% das causas de perda auditiva, lembra Tsuji.

Com atitudes como essas, cuidar da audição pode se tornar um hábito simples e eficaz. Afinal, proteger os ouvidos é garantir que eles estejam sempre prontos para ouvir o mundo ao nosso redor.

Nos siga noVisite acritica.net para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia Nacional da Alfabetização

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorado no dia 14 de novembro. Esta data foi instituída em ...

Saiba Mais

Dia Mundial da Diabetes

A Diabetes afeta cerca de 366 milhões de pessoas em todo o mundo. A cada 7 segundos morre no Planet...

Saiba Mais

Dia do Bandeirante

No dia 14 de novembro se faz homenagem aos bandeirantes, expedicionários que saíam em caminhada pa...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.
(Salmos 37:5)
Bíblia Online