Mato Grosso do Sul: pleno emprego e qualificação gratuita impulsionam setor verde e sustentável

O Mato Grosso do Sul vive um dos melhores momentos da sua história, com um ambiente de negócios estrategicamente consolidado e investimentos públicos importantes em infraestrutura e logística - (Foto: Arquivo)

Com um dos menores índices de desocupação do país, apenas 3,3% em comparação à média nacional de 7%, o Mato Grosso do Sul consolida-se como um dos Estados brasileiros mais promissores para o mercado de trabalho e inovação em setores verdes e sustentáveis.

Segundo dados da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), o Estado apresenta hoje cerca de 5.400 vagas distribuídas em mais de 500 ocupações, refletindo uma política de estímulo à qualificação profissional e investimentos expressivos nas áreas de bioenergia, celulose e logística.

Os investimentos no setor de celulose, por exemplo, já ultrapassam os R$ 75 bilhões, enquanto a bioenergia deve somar mais R$ 6 bilhões nos próximos anos. Estes aportes são impulsionados por um cenário econômico marcado pela expansão da infraestrutura e logística, aspectos que atraem novas empresas e favorecem a criação de empregos em diversas áreas. "O Estado está num momento de atratividade indiscutível, e as pessoas precisam enxergar as oportunidades que hoje estão passando diante de seus olhos", comenta Esaú Rodrigues de Aguiar Neto, secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc.

Qualificação gratuita e novas profissões para atender ao mercado - Para atender a essa crescente demanda por profissionais, o governo estadual, em parceria com instituições como o Senac e a Secretaria de Estado de Educação (SED), oferece capacitação gratuita em áreas estratégicas. Iniciativas como o programa “Voucher Desenvolvedor”, voltado para formação na área de Tecnologia da Informação (TI), já beneficiaram centenas de jovens com qualificações em desenvolvimento tecnológico, adaptando-se à necessidade de empresas que utilizam tecnologias avançadas em seus processos produtivos.

A transversalidade é outro ponto forte nas políticas de qualificação, com profissões como técnicos em manutenção industrial, essenciais para empresas de diferentes segmentos. "A empresa molda o funcionário dentro da sua necessidade específica, e a adaptabilidade é um requisito fundamental", destaca Aguiar Neto. Além disso, o “Programa Voucher Transporte” subsidia a formação de motoristas, com a troca de categoria da habilitação, para atender à alta demanda das indústrias.

A colaboradora Gilaine Aparecida Silva de Oliveira, que trabalha há 10 anos na Eldorado Celulose

Exemplos de superação e crescimento profissional - A colaboradora Gilaine Aparecida Silva de Oliveira, que trabalha há 10 anos na Eldorado Celulose, destaca como a empresa contribuiu para sua vida pessoal e familiar. Hoje, cursando gestão de RH e atuando como auxiliar de serviços gerais, ela relata que, graças ao seu emprego, consegue prover conforto e segurança para os filhos, sendo mãe solo. “Não tem coisa mais gratificante do que poder dar tudo isso aos meus filhos por meio do meu trabalho", afirma.

Já o analista de segurança patrimonial Jehiel Barbosa Sandoval Júnior, que começou como vigilante terceirizado na Eldorado e hoje integra o quadro efetivo da empresa, também compartilha a satisfação com o crescimento profissional. "Eu não imaginava que eu ia chegar onde cheguei. Tive que aprender muita coisa", conta, destacando como a empresa o incentivou a evoluir.

Benefícios do emprego formal e inclusão no mercado - Para o advogado Wander Medeiros da Costa, o vínculo formal no mercado de trabalho é uma garantia de segurança e estabilidade, evitando a vulnerabilidade das ocupações informais. Além dos direitos trabalhistas garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como 13º salário e FGTS, o trabalhador formal também possui acesso a uma série de benefícios previdenciários, que asseguram renda em casos de doença ou acidentes. “A contribuição previdenciária garantida pela empresa assegura uma aposentadoria futura e cobertura em momentos de afastamento”, explica Costa.

Em paralelo, o programa do Microempreendedor Individual (MEI) oferece outra possibilidade para que os trabalhadores estabeleçam vínculos formais com direitos e benefícios garantidos.

Nos siga noVisite acritica.net para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia Nacional da Alfabetização

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorado no dia 14 de novembro. Esta data foi instituída em ...

Saiba Mais

Dia Mundial da Diabetes

A Diabetes afeta cerca de 366 milhões de pessoas em todo o mundo. A cada 7 segundos morre no Planet...

Saiba Mais

Dia do Bandeirante

No dia 14 de novembro se faz homenagem aos bandeirantes, expedicionários que saíam em caminhada pa...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.
(Salmos 37:5)
Bíblia Online