Santa Catarina quer túnel imerso entre Itajaí e Navegantes

Renato Lobo djrenatoloborenatolobo

O Governo de Santa Catarina apresentou um plano para construir um túnel submerso no Rio Itajaí-Açu, ligando as cidades de Itajaí e Navegantes, o que promete melhorar significativamente a mobilidade dos 11 municípios na região da Foz do Rio Itajaí. É prometido ainda um BRT com ônibus elétricos.

Os municípios que poderão se beneficiar do projeto incluem Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luis Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

Nesta terça-feira, 29, o governador Jorginho Mello assinou o protocolo de intenções, assegurando uma contrapartida do Estado de US$ 24 milhões (cerca de R$ 136 milhões), que será destinada a cobrir custos com desapropriações, obras de infraestrutura e outras ações para viabilizar o túnel. O governo pretende realizar uma parceria público-privada (PPP) para concretizar o projeto, que também inclui um sistema de BRT e a construção de corredores de mobilidade.

“Esse é um projeto que trará uma grande transformação à nossa região litorânea. Estamos falando de engenharia de ponta que facilitará o dia a dia de milhares de pessoas que se deslocam pelos municípios da Foz do Rio Itajaí. Esses investimentos em mobilidade inteligente atrairão ainda mais visitantes e fomentarão negócios na região”, destacou o governador Jorginho Mello.

O que é um túnel imerso?

Um túnel imerso é uma estrutura criada abaixo do leito de um canal, conectando dois locais por meio de seções pré-fabricadas. Sua construção ocorre em docas secas, de onde as seções são levadas até o ponto de instalação, submersas e, então, encaixadas entre si.

BRT Elétrico

O projeto também prevê um sistema de transporte coletivo regional 100% elétrico, incluindo a implantação de corredores de mobilidade e medidas para aumentar a resiliência climática em Balneário Camboriú.

A frota de ônibus prevista será de 81 veículos, sendo 44 movidos à energia elétrica e 37 movidos à diesel com a tecnologia Euro VI, já incluídos uma frota reserva de 4 ônibus movidos à eletricidade e 4 movidos à diesel. A frota contará com ônibus de 12 metros, 18 metros (articulados) e 24 metros (biarticulados).

Resumo dos projetos

Túnel Imerso Itajaí-Navegantes

Estruturação de uma PPP para construção e operação do túnel.

Sistema de transporte coletivo elétrico com quatro sistemas regionais (Sul, Norte, Central e Oeste), infraestrutura de BRT central e circular, faixas preferenciais, pontos de parada, estações, terminais e até 70 km de ciclovias.

Visite viatrolebus.com.br para ler a matéria completa.
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(Salmos 55:22)
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