Caminhos do Peabiru: rota une Foz do Iguaçu e mais 90 cidades
O Governo do Paraná contabiliza a adesão de 92 municípios ao Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru, incluindo Foz do Iguaçu, na região trinacional. Lei estatual reconhece esse caminho transcontinental como Patrimônio de Natureza Cultural Imaterial Paranaense.
Os municípios, agora, receberão oficinas de capacitação para elaboração de mapa. E pesquisa científica nas áreas antropológica, sociológica, histórica e geográfica, bem como consulta pública com a comunidade local.
Destino nacional e internacional, Foz do Iguaçu aderiu ao Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru de olho na expansão e diversificação do ecoturismo. A prefeitura informou o aceite da sua adesão no mês passado.
Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!
O programa será executado em seis etapas pela Secretaria do Turismo (Setu) e Paraná Projetos, vinculado à Secretaria do Planejamento. A legislação estadual, que instituiu o Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru, prevê aliar turismo e conservação dessa rota histórica.
Os caminhos vão do Oeste a Leste do Paraná. A visitação turística, assim, almeja incentivar o uso consciente das trilhas, a valorização das comunidades locais e o fortalecimento dos corredores ecológicos.
“Trata-se de uma rota importantíssima para o estado, pois conta uma história, mostrando também nossa cultura e alavancando o turismo”, destaca o secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos.
O projeto transformará um patrimônio cultural em motor de crescimento, avalia o secretário de estado do Planejamento, Ulisses Maia. “Por meio do turismo sustentável, preservação ambiental e valorização das comunidades locais.”
As cidades que aderiram ao programa receberão assessoria de equipe especializada pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico da Universidade Estadual de Maringá (Fadec-UEM). O trabalho visa ao planejamento e à implementação da trilha.
Peabiru, Foz do Igaçu e a história
Peabiru foi um caminho ancestral estimado em mais de três mil anos, que atravessa o Paraná e vai até o Peru, conectando o Oceano Atlântico ao Pacífico. A rede de trilhas, só no estado, totaliza 2,2 mil quilômetros e compreende mais de 700 sítios arqueológicos.
A rede de trilhas conecta Foz do Iguaçu a Paranaguá, no litoral. Ela foi usada por povos indígenas – como os guaranis, caingangues e xetás – e, posteriormente, por exploradores europeus, jesuítas e incas. O caminho foi utilizado para o comércio e a comunicação.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
Foz do IguaçuParanáTurismoTurismo em Foz Compartilhe Comunicar erroVisite H2FOZ para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » anori imagens
- » fairmont rio
- » gravadoras
- » mulher se enforca em pirapora mg
- » dia internacional contra a discriminacao racial
- » flavio alves
- » serca seca
- » quantas escolas municipais existe em itaberaba bah...
- » Milagre do Destino
- » Kings League
- » Pe de-Meia 2025
- » Feriados nacionais 2025
- » Onibus invade agencia
- » Roberta Flack
- » Galatasaray x Fenerbahce
- » Tabela Paulistao 2025
- » Feriado de Carnaval 2025
- » SAG Awards 2025
- » Aline Bianca
- » Campeonato Paulista classificacao
Como fazer
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
(Gálatas 5:22-23)
Bíblia Online