Um batalhão de 55 mil corredores tomará as ruas de São Paulo nesta quarta-feira (31) para percorrer os 15 quilômetros da 100ª edição da São Silvestre, prova de corrida mais tradicional do Brasil.
Exatamente como fez José Ferreira Neto, o Craque Neto, 29 anos atrás, em 1996. À época com 30 anos de idade e ainda na atividade, o ex-jogador completou a prova com o tempo total de 1h29, no ritmo médio (pace) de 5min56s por quilômetro.
— Tive dificuldades no momento da largada, pois muita gente queria falar comigo, o que acabou tirando um pouco da minha concentração. O que me deixou impressionado foi o apoio da torcida. As pessoas nos incentivam o tempo inteiro. Esta emoção do público faz diminuir o cansaço. Mostrei a todos que estou em forma. Não senti dor alguma e, apesar de ter sofrido uma crise de sinusite, aguentei o ritmo da prova — disse o ex-jogador à imprensa na época.
A história de um jogador em atividade correndo uma prova de corrida de média distância, por si só, já é curiosa o suficiente,
Mas o motivo que o levou a aceitar o desafio de percorrer os 15 quilômetros da prova é ainda mais chamativo — e nem poderia ser diferente, se tratando do Craque Neto.
Siga a Trivela no WhatsappA verdade é que Neto decidiu correr a São Silvestre para calar os críticos.
Neto correu a São Silvestre para calar os críticos
O ano era 1996. Após uma série de passagens apagadas por Millonarios, da Colômbia, Atlético Mineiro, Santos, Matsubara e Araçatuba, Neto voltava ao Corinthians para tentar retomar o bom futebol
O ídolo do primeiro título de Campeonato Brasileiro do Timão, em 1990, retornou ao Parque São Jorge já em viés de baixa na carreira. Mesmo sob a idolatria eternizada com a conquista nacional, o meia chegou sob dúvidas e fortes questionamentos, especialmente sobre a sua forma física.
Os críticos diziam que Neto estava (muito) acima do peso e que não aguentava atuar nem por 45 minutos em uma partida de futebol profissional. Foi então que o meia, sempre polêmico, decidiu aceitar o desafio de correr a São Silvestre para calar os seus haters.
Ao todo, Neto teve dois meses de preparação com sessões de treinamentos específicos para a prova. E para isso, Neto contou com uma verdadeira comissão técnica ao seu dispor.
Craque Neto, durante a São Silvestre de 1996 (Foto: GazetaPress)O preparador físico Flávio Trevisan e seu auxiliar Eduardo Baptista eram os responsáveis por planejar os treinos do ex-jogador, junto com o treinador e corredor Wanderlei Oliveira. O fisiologista Renato Lotufo também acompanhou o meia neste período.
Os relatos da época são de que Neto realizava os treinos de corrida pela manhã e as atividades de fortalecimento muscular no período da tarde.
— Foi uma das experiências mais difíceis que eu tive como atleta, mas foi uma emoção muito legal — relembrou Neto, em seu canal no YouTube, anos mais tarde.
Neto respondeu bem aos treinamentos específicos para corrida. A sua comissão técnica traçou como meta que ele completasse a prova em um tempo entre 1h30 e 1h35.
À época, a São Silvestre era disputada às 17h, sob temperaturas elevadas do verão paulista. E vale lembrar que o trajeto é considerado bastante técnico para corredores, com algumas elevações durante a prova, em especial na reta final, com 2,5 quilômetros de subida na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio.
E o Craque Neto se saiu melhor do que o esperado. O ex-jogador completou a prova em 1h29min10s. Ele foi o 5.893º colocado geral, entre os mais de 10 mil competidores.
EtiquetasCorinthians Eduardo Deconto30/12/2025 - 16:00 2 minutos de leitura WhatsApp Bluesky Threads Facebook Twitter Compartilhar via e-mailVisite Trivela para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » colegio sao matheus
- » agroe cultura
- » cassinos
- » candoi - parana
- » escolas no municipio de itapetinga - ba
- » itapecirica da serra
- » joaquim lopes neto
- » spricigo
- » certidAo
- » escolas de sorocaba sp
- » lilinha rios
- » dona lilinha
- » lilinha
- » costa rica ms agosto de 2025
- » campeoes da areia
- » muniz ferreira
- » fauna
- » oftalmo clinica
- » brazil potash
- » setor portuario: mpor anuncia r$ 4,72 bi em invest...
Como fazer