Estudante de Vale Verde se destaca em prêmio de redação da Ajuris

Edição em Texto Estudante de Vale Verde se destaca em prêmio de redação da Ajuris Por Gazeta Popular 8 de novembro de 2024 Compartilhado FacebookTwitterPinterestWhatsApp

EDUCAÇÃO

Isabela Theisen Franke, obteve o 1º lugar na categoria de ensino fundamental

 

Rosibel  Fagundes

Após a análise de 103 redações de estudantes de colégios públicos do Rio Grande do Sul – 47 do Ensino Fundamental e 56 do Ensino Médio, a redação vencedora da segunda edição do Prêmio Ajuris de Redação nas Escolas, categoria Ensino Fundamental, é de Isabela Thiesen Franke, de 14 anos. Estudante do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Curupaiti de Vale Verde, pertencente à 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ªCRE), a jovem foi orientada pela professora de Língua Portuguesa, Alexandra Rosa.

Isabela que reside com a família na Travessa Franke, no interior do município, conta que no início teve um pouco de dificuldade em abordar a temática do concurso, que era inspirada pela frase “As diferenças ao meu redor: o que nos une?”, mas que depois, tirou a situação de letra. “Achei um pouco difícil, mas lembrei de que estava estudando o gênero crônica nas aulas de Língua Portuguesa. Decidi que esse seria o formato perfeito para expressar minhas ideias”, afirma.

A crônica escrita por ela, intitulada “Muros de (des)igualdade”, surgiu do próprio ambiente escolar. “Paralisada em minhas observações, percebi que a escola é o lugar onde mais existem diferenças e, ao mesmo tempo, união. Na escola, convivemos com diversas culturas, raças, orientações sexuais e escolhas político-partidárias. Contudo, todos nós estamos lá por um único objetivo: construir um futuro digno”, esclarece.

Esta foi a segunda vez que a estudante é uma das protagonistas no Prêmio Ajuris de Redação nas Escolas, nos últimos dois anos consecutivos. “No ano passado, meu texto foi escolhido para compor a revista produzida pela Ajuris, que reúne os 20 melhores textos do concurso. Isso me motivou ainda mais! Dediquei-me ao máximo nessa edição, com o sonho de ver meu texto entre os vencedores”, destaca.

Entre as dicas que ela dá para quem quer ir bem em qualquer tema da redação, está a leitura. “Quando participo dos concursos que a professora Alexandra, minha professora de Língua Portuguesa, propõe, eu realmente me jogo na tarefa! Faço questão de aproveitar todas as dicas e orientações dela. É muito importante também ressaltar que eu não faço por fazer, eu escrevo para que fique excelente. Se não ganhar, tudo bem, mas eu me dedico para que fique um ótimo texto. Essa busca constante pela melhoria é fundamental para mim! Além da minha dedicação, leio muito. Acredito que esse fato me ajude a escrever melhor, me tornei uma verdadeira ‘devoradora de livros’”, complementa.

Escola é destaque pela terceira vez consecutiva

A Escola Estadual de Ensino Médio Curupaiti de Vale Verde, pelo terceiro ano consecutivo se destaca no Prêmio Ajuris de Redação nas Escolas. Em 2023, as protagonistas do prêmio literário foram as estudantes Eduarda Wandscheer Silveira, que obteve o 2º lugar no prêmio de redação, e a Isabela Theisen Franke que teve a redação selecionada para a revista que publicou os trabalhos de 20 participantes.

O diretor da escola, Leandro Henrique Mayer, comenta a satisfação de ver os alunos da instituição em destaque em concursos de renome. “É muito gratificante, pois são escolas de todo o Rio Grande do Sul que participam e a gente, por ser um município de pequeno porte, e pelo número de alunos, estamos muito bem. É um trabalho de dedicação da professora que lança o desafio e dos alunos”, esclarece.

O que é o Prêmio Ajuris

Criado em 2005, o Prêmio AJURIS Direitos Humanos busca incentivar e dar visibilidade ao debate e as ações desenvolvidas em prol dos direitos humanos dentro e fora do estado do Rio Grande do Sul, reforçando o compromisso da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul com uma sociedade mais justa, plural e igualitária.

Compartilhado FacebookTwitterPinterestWhatsApp Artigo anteriorInformativo do Legislativo de Vale Verde – Sessão SolenePróximo artigoEduardo Leite assina obra de duplicação da RSC 287, em Santa Cruz MATÉRIAS RELACIONADAS Edição em Texto

Redução significativa: Bombeiros Voluntários de Passo do Sobrado 
registram queda nas ocorrências de incêndio em estufas de tabaco

15 de novembro de 2024 Edição em Texto

Expofeira do Passo completa três anos de atividades com edição especial

15 de novembro de 2024 Regional

Enart reúne mais de 4,5 mil competidores em Santa Cruz do Sul

15 de novembro de 2024 Edição em Texto

Vereadora Juliana reforça compromisso com a educação e destaca papel do Legislativo na motivação de jovens

15 de novembro de 2024 Edição em Texto

Diretores dos Brics recebem projetos do Pró-Clima do Vale do Rio Pardo

15 de novembro de 2024 Edição em Texto

Conab mantém previsão de safra recorde de grãos no Rio Grande do Sul

15 de novembro de 2024 - Publicidade -

ÚLTIMAS

PRF prende foragido da Justiça em Lajeado/RS

18 de novembro de 2024

DTG Noel Guarani, de Santa Maria, é o vencedor na Força B do ENART 2024 em Santa Cruz do Sul

18 de novembro de 2024

CTG Ronda Charrua, de Farroupilha, é o grande campeão do ENART 2024 em Santa Cruz do Sul

18 de novembro de 2024

Anunciados vencedores de modalidades individuais no ENART 2024 

18 de novembro de 2024Visite Gazeta Popular para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia Nacional do Conselho Tutelar

O dia 18 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, cargo este que existe desd...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
(Jeremias 29:11)
Bíblia Online