São Paulo lança projeto ‘Rotas do Café’
Com o intuito de incentivar o turismo gastronômico e o desenvolvimento regional de São Paulo, o governo do estado anunciou o projeto “Rotas do Café de São Paulo”. O programa reúne 57 pontos turísticos em 25 municípios diferentes.
Dentre os locais estão lugares históricos para o café nacional como fazendas de antigos barões, museus históricos, cafés premiados e centros de pesquisa. Assim, o projeto vai integrar cooperativas, indústrias, e consumidores, o que irá fortalecer o comércio e serviço local, incluindo o setor hoteleiro. O lançamento também incluirá ainda, a abertura da exposição “O Feminino no Café: 1870-1930”. Esta ficará disponível até 23 de abril no Museu do Café em Santos
Ao mesmo tempo, a iniciativa busca consolidar o estado de São Paulo como referência no setor cafeeiro. O café é responsável por R$ 5 bilhões da soma total da produção agropecuária paulista. Em 2024, ficou em sétimo lugar dentre os 50 produtos com melhor desempenho na economia do estado. A informação é do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta).
COTAÇÕES DO DIA
Mesmo sem grandes movimentos, preços da soja sobem nesta quarta-feira; saiba onde
PRESIDENTE DA APROSOJA BRASIL
Buffon fala sobre os desafios logísticos para a soja durante o 'tarifaço'
“São Paulo se desenvolveu às margens dos trilhos dos trens, que chegavam ao interior para levar o café até o Porto de Santos. Dali nasceram as ferrovias e as cidades ao redor delas. Celebrar as Rotas do Café é celebrar a história do estado de São Paulo e a aliança entre produtores, indústrias e cooperativas para contar essa história e mostrar que São Paulo tem o melhor café do Brasil”, disse o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Rotas traçadas
De acordo com a Secretaria de Agricultura de São Paulo as rotas estabelecidas são: Rota Cuesta, Itaqueri e Tietê Paulista (que abrangem municípios como Brotas, Dois Córregos e Dourado); Rota Circuito das Águas Paulista (Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Amparo e Campinas); Rota Mantiqueira Vulcânica Paulista (Caconde, Espírito Santo do Pinhal e Águas da Prata); Rota Mogiana Paulista (Franca, Pedregulho, Patrocínio Paulista e Cristais Paulista) e Rota Alta Paulista (Marília e Garça).
O programa é uma parceria entre o governo do estado com as secretarias de Turismo e Viagens (Setur), Economia e Indústria Criativas (Secult), Agricultura e Abastecimento (SAA) da InvestSP e do Museu do Café de Santos.
A expectativa é que o programa impulsione a geração de emprego do setor cafeeiro, que conta com mais de 13 mil profissionais entre cultivo e comércio.
*Com supervisão de Thiago Dantas
Compartilhar essa notícia Assuntos RelacionadosVisite Canal Rural para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » fairmont rio
- » gravadoras
- » mulher se enforca em pirapora mg
- » dia internacional contra a discriminacao racial
- » flavio alves
- » serca seca
- » quantas escolas municipais existe em itaberaba bah...
- » Milagre do Destino
- » Kings League
- » Pe de-Meia 2025
- » Feriados nacionais 2025
- » Onibus invade agencia
- » Roberta Flack
- » Galatasaray x Fenerbahce
- » Tabela Paulistao 2025
- » Feriado de Carnaval 2025
- » SAG Awards 2025
- » Aline Bianca
- » Campeonato Paulista classificacao
- » Velo Clube x Agua Santa
Como fazer