Vereadora Byanca do Machado (PDT) durante posse de seu mandato (Foto: Arquivo Pessoal)

A vereadora de Iracema Byanca do Machado (Progressistas) procurou a FolhaBV para afirmar que está sendo perseguida após um pedido de cassação de seu mandato ser colocado em pauta no expediente da Câmara de Vereadores do município nesta quinta-feira, 20.

De acordo com Byanca, o pedido de cassação veio após uma denúncia protocolada na câmara pelo ex-prefeito Jairo Ribeiro, de que ela teria enriquecido ilícitamente com acúmulo de cargo público em 2024, um ano antes de começar o seu mandato como vereadora.

Na denúncia do ex-prefeito, a qual a FolhaBV teve acesso, há a afirmação de que a vereadora de Iracema estaria lotada como técnica de enfermagem no município e também estava nomeada como assistente-administrativo na câmara municipal.

Estou sofrendo uma perseguição política. Este requerimento que foi protocolado na câmara contra mim, não tem base no meu mandato. O fato ocorreu em 2024 e em nenhum momento agi de má fé, tanto que respondi o MP a questão. Hoje, estou sofrendo uma retaliação por algo que tenho certeza que não cometi. Sei que a casacão na câmara é política e que isso destrói a democracia, rasga nossa constituição e nosso Regimento Interno”, relata a vereadora à FolhaBV.

Em janeiro deste ano, Byanca solicitou a a apreciação da insconstucionalidade do Projeto de Lei que visa garantir, por quatro anos, segurança pessoal aos ex-prefeitos de Iracema e também pediu a nulidade da sessão extraordinária secreta que resultou na aprovação da medida.

Em fevereiro deste ano, a Procuradoria-Geral do Ministério Público de Roraima (MPRR) apresentou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) para derrubar a lei sancionada pela prefeita de Iracema, Marlene Saraiva (Republicanos), que beneficia ex-prefeitos da cidade com segurança pessoal paga com dinheiro público.

Responsável pelo requerimento não se pronuncia sobre cassação de vereadora de Iracema

A FolhaBV entrou em contato com o vereador João Alves (PDT), autor do Requerimento 003/2025, que instaura o procedimento de cassação contra Byanca. João não quis se pronunciar sobre o assunto.

A Sessão Ordinária será realizada na noite de hoje, 20, às 19h, na Câmara Municipal de Iracema.

Leandro de Sousa

Repórter

Repórter do jornal Folha de Boa Vista, com experiências como Social Media, edição de fotos e vídeos e produção de TV. Cursando o último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Repórter do jornal Folha de Boa Vista, com experiências como Social Media, edição de fotos e vídeos e produção de TV. Cursando o último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Visite Folha BV para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia do Atuário

O dia 03 de abril trata-se do dia do Atuário. É um trabalhador que foi reconhecido e regulamentad...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor?
(Salmos 27:1)
Bíblia Online