suspensão Prefeitura e Câmaras suspendem concurso público com 7 mil inscritos dois dias antes da prova no Rio Grande do Norte

Em nota conjunta, a Prefeitura de Lagoa Nova e as duas Câmaras Municipais disseram que foram "impelidas" a suspender o concurso.

(Foto: Reprodução)

A Prefeitura e Câmara Municipal de Lagoa Nova, bem como a Câmara Municipal de Parelhas suspenderam um concurso público com mais de 7 mil inscrições apenas dois dias antes da realização das provas, que aconteceriam neste domingo (5).

A medida foi anunciada pelas instituições nesta sexta-feira (3) e surpreendeu até mesmo a banca organizadora do concurso – a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) – que disse que só foi comunicada da decisão na noite de quinta-feira (2). O edital previa mais de 100 vagas a serem preenchidas.

Em nota conjunta, a Prefeitura de Lagoa Nova e as duas Câmaras Municipais disseram que foram “impelidas” a suspender o concurso.

“A medida foi necessária e obedeceu à orientação jurídica de suas respectivas Procuradorias, isto diante das circunstâncias técnicas e financeiras do Concurso, bem como da ausência de informações acerca de seus atos preparatórios e execução. É salutar destacar que em nenhum momento em suas transições foram apresentados quaisquer documentos que apresentassem estudos técnicos e impactos financeiros decorrentes da futura contratação, além da completa ausência de diálogo com a sociedade civil organizada”, diz a nota.

“O concurso não será cancelado, mas a suspensão servirá para conduzir os estudos necessários para a nova realização, buscando sanar e preencher todos os pressupostos de praxe, reafirmando-se o pleno respeito e interesse na continuidade do concurso público, desde que seja aferida sua legalidade e lisura com os demais aspectos administrativos”, diz o documento publicado nas redes sociais.

Nos comentários, vários inscritos reclamaram da medida e pediram a devolução da taxa de inscrição.

Banca diz que vai informar suspensão ao Ministério Público

Banca organizadora do concurso, a Funcern informou que vai notificar o Ministério Público sobre a suspensão, “já que não há absolutamente nenhuma razão para se eximir de prestar informações acerca da forçosa suspensão da aplicação das provas deste domingo”.

Em nota, a entidade disse que foi comunicada da decisão da Prefeitura e Lagoa Nova às 19h25 da última quinta (2). Entre às 11h e 12h da sexta (3), também foi comunicada da decisão pelas Câmaras de Lagoa Nova e Parelhas.

“Registramos que a Fundação não possui ingerências acerca das decisões adotadas. Reforçamos nosso compromisso com a lisura, a transparência e a retidão nos certames que organizamos”, diz a nota assinada por Fabiana Feitosa Fernandes Chaves, coordenadora geral do Núcleo de Concursos e Processos Seletivos da entidade.

Ex-prefeito critica suspensão

O ex-prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos, que deixou o cargo no dia 31 de dezembro também criticou a suspensão da prova. O ex-gestor afirmou que, em 2017, ao assumir a gestão do município, nomeou os aprovados no concurso realizado pela gestão anterior.

Ainda segundo o ex-prefeito, o município lançou o novo edital após assinar um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público, que exigia concurso para cargos essenciais.

“Este concurso foi fruto de um compromisso formal com os órgãos fiscalizadores, conduzido dentro de todas as exigências legais e com total transparência. Não houve omissão nem negligência por parte da gestão que nós fizemos. Se há alguma desinformação ou dúvida, é necessário esclarecer que a responsabilidade sobre o andamento desse processo também cabia à equipe de transição, que, por sua natureza, deveria acompanhar e estar ciente de cada etapa desse concurso”, defendeu.

Por g1 Rio Grande do Norte

COMPARTILHE Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Bombando em Concurso

1

Concurso

Concurso da UFPB tem 32,1 mil inscritos e concorrência de 481 por vaga para cargo de assistente em administração

2

Concurso

Concurso público do MPU amplia vagas abertas com salários de até R$ 13 mil

3

Concurso

CNU: governo antecipa divulgação da lista de aprovados para 4 de fevereiro

4

Concurso

Concurso PB Saúde: aprovados começam a ser convocados em março, anuncia secretário de Saúde

5

Concurso

TRF nomeia quase 100 aprovados no concurso de 2024 no Nordeste e cinco foram na Paraíba

Visite clickpb.com.br para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia Mundial do Migrante e Refugiado

Dia Mundial do Migrante e Refugiado ou "World Day of Migrants and Refugees" comemoração móvel da ...

Saiba Mais

Dia Mundial da Religião

Comemoração móvel, que foi instituída em dezembro de 1949 pela Assembléia Espiritual Nacional d...

Saiba Mais

Dia do Festival de Thor

Comemorado em honra do deus dos relâmpagos e dos trovões na mitologia nórdica. Na mitologia nórd...

Saiba Mais

Dia do cabelereiro

Cabeleireiro ou barbeiro é uma categoria profissional que trabalha com o cabelo humano, realizando ...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
(Salmos 15:2)
Bíblia Online