Dia das cidades: conheça as dez menores do mundo e entenda por que é celebrado hoje
O Dia Internacional das Cidades é celebrado todo 31 de outubro com o objetivo de conscientizar sobre o desenvolvimento sustentável dessas áreas urbanas. A data, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), busca destacar a importância do controle dessas zonas e as diferentes necessidades que o urbanismo apresenta.
Foi em 27 de dezembro de 2013 que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou esta data para destacar os desafios que a urbanização impõe. O dia foi escolhido para o final de outubro, durante a campanha de Outubro Urbano, realizada pela ONU-Habitat, que foi responsável por promover os objetivos da Nova Agenda Urbana. Um ano depois, essa data foi celebrada pela primeira vez com um tema anual.
A ONU-Habitat é um programa criado em 1978 que coordena 90 países para abordar as questões relacionadas à urbanização. Estima-se que 54% da população global resida em cidades, o que equivale a cerca de 4 bilhões de pessoas. A ONU prevê que, até 2050, 70% dos cidadãos viverão em centros urbanos. Atualmente, 1,1 bilhão de pessoas vive em favelas, enfrentando diversas adversidades, e essa cifra pode aumentar para 2 bilhões até 2050.
O Dia Mundial das Cidades propõe conhecer e lidar com os problemas associados à urbanização, criando um plano abrangente e promovendo a cooperação entre as nações. As cidades possibilitam o desenvolvimento das civilizações, abrigando interesses e disciplinas que envolvem o ser humano, como ciência, cultura, comércio, produção e comunicação. No entanto, as grandes urbes enfrentam desafios como poluição, superpopulação e gentrificação.
Qual é o tema para este Dia Mundial das Cidades 2024?
A cada ano, a ONU define um tema central para a celebração desta data. Em 2024, o foco está em "Jovens agentes da mudança climática: catalisar a ação local para a sustentabilidade urbana." O crescimento esperado para as cidades nos próximos anos sugere grandes desafios para a sociedade e os governos. Algumas das questões-chave incluem pobreza, desigualdade, poluição e falta de inclusão.
A ONU estabelece que, até 2030, 60% da população urbana terá menos de 18 anos. Portanto, são necessárias ações concretas e rápidas para apoiar as novas gerações e incentivar os jovens a tomarem decisões que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
Confira as 10 cidades mais pequenas do mundo:
Cidade do Vaticano
Basílica de São Pedro, no Vaticano — Foto: FILIPPO MONTEFORTE/AFPRodeada pela cidade de Roma, na Itália, possui uma área de 0,49 km² e uma população de 618 habitantes, composta por pessoas que trabalham na Igreja Católica. É um dos pontos turísticos mais importantes da região, recebendo milhões de visitantes anualmente, atraídos por locais como a Praça de São Pedro, a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano.
Yaren, Nauru
O Dia Mundial das Cidades propõe conhecer e lidar com os problemas associados à urbanização, criando um plano abrangente e promovendo a cooperação entre as nações — Foto: Kathy McLeishEssa é a principal cidade desse país localizado no Pacífico Central, que não possui capital. Sua extensão total é de 1,5 km² e abriga 1.100 habitantes. Apesar de ser uma ilha pequena, oferece diversas atividades, incluindo visitas a armamentos japoneses abandonados, ao Parlamento, ao centro cívico e à casa de governo.
Mônaco, Principado de Mônaco
O Dia Mundial das Cidades propõe conhecer e lidar com os problemas associados à urbanização, criando um plano abrangente e promovendo a cooperação entre as nações — Foto: Valery Hache/AFPLocalizado na Riviera Francesa, ocupa cerca de 2,02 km² e possui uma alta densidade populacional, ao contrário de outras cidades do mesmo tamanho. Esse principado é o segundo menor Estado independente do mundo, depois do Vaticano. É possível conhecer suas praias, centros comerciais, museus, basílicas, palácios e restaurantes de luxo.
Funafuti, Tuvalu
O Dia Mundial das Cidades propõe conhecer e lidar com os problemas associados à urbanização, criando um plano abrangente e promovendo a cooperação entre as nações — Foto: Michael Runkel / Robert Harding Premium / robertharding via AFPA capital de Tuvalu, um dos menores países do mundo, localizado no Pacífico Sul. Com praias paradisíacas, sua área é de 2,8 km², e em algumas partes tem apenas poucos metros de espaço para transitar.
Hum, Croácia
O Dia Mundial das Cidades propõe conhecer e lidar com os problemas associados à urbanização, criando um plano abrangente e promovendo a cooperação entre as nações — Foto: Reprodução | InstagramLocalizada na península da Ístria, possui as menores dimensões do mundo, com 100 metros de comprimento e uma população de 30 habitantes. Hum é composta por quatro ruas e três fileiras de casas que datam do século XI. Apesar do tamanho, é possível visitar alguns patrimônios históricos, como a Igreja da Assunção da Virgem Maria, a Igreja de São Jerônimo e a torre do relógio.
Manarola, Itália
O Dia Mundial das Cidades propõe conhecer e lidar com os problemas associados à urbanização, criando um plano abrangente e promovendo a cooperação entre as nações — Foto: Reprodução / PixabayUm pequeno vilarejo italiano na província de La Spezia, que faz parte do famoso quinteto de Cinque Terre, destinos costeiros declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Fundado em 1997, tem uma extensão de 12 km², mas a maioria da área é composta por penhascos e espaços verdes inabitáveis, vinhedos e terraços agrícolas.
Adamstown, Ilhas Pitcairn
O Dia Mundial das Cidades propõe conhecer e lidar com os problemas associados à urbanização, criando um plano abrangente e promovendo a cooperação entre as nações — Foto: ReproduçãoCom 5 km², a capital dessas ilhas britânicas tem uma das populações mais pequenas do mundo, com 56 habitantes.
Vaduz, Liechtenstein
O Dia Mundial das Cidades propõe conhecer e lidar com os problemas associados à urbanização, criando um plano abrangente e promovendo a cooperação entre as nações — Foto: Reprodução | InstagramA capital de um dos menores e menos conhecidos países da Europa, tem uma área de 17,3 km². É famosa por seu castelo, a Catedral de São Florián, o Kunstmuseum Liechtenstein e diversas instituições bancárias.
La Valeta, Malta
O Dia Mundial das Cidades propõe conhecer e lidar com os problemas associados à urbanização, criando um plano abrangente e promovendo a cooperação entre as nações — Foto: Reprodução | InstagramA capital desse Estado ocupa uma área de 0,8 km² e tem uma população de 5.000 habitantes, o que a torna uma cidade com alta densidade populacional. É um destino turístico conhecido por suas paisagens naturais, praias, monumentos históricos e seu centro.
Stone Town, Tanzânia
O Dia Mundial das Cidades propõe conhecer e lidar com os problemas associados à urbanização, criando um plano abrangente e promovendo a cooperação entre as nações — Foto: Reprodução | InstagramCom 0,96 km², é a parte antiga da região de Zanzibar, que oferece vistas paradisíacas com praias de águas cristalinas, espécies autóctones e uma grande variedade de edifícios históricos, como o palácio, o velho forte e seus bazares.
Mais recente Próxima Imagens de satélite mostram antes e depois de região devastada por pior catástrofe natural em décadas na EspanhaVisite globo para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » Mega-Sena 2794
- » Camilla Parker
- » Manchester United x PAOK
- » Chelsea x Noah
- » Claudio Tovar
- » Escala 6x1
- » Positivo Brasil
- » Al-Orobah x Al-Ittihad
- » Galatasaray x Tottenham
- » Dollar
- » Valor do euro
- » Cotacao euro
- » Atletico-GO x Atletico-MG
- » 1 dolar em real
- » Feyenoord!
- » USD
- » Inter x Arsenal
- » Bayern x Benfica
- » PSG x Atletico Madrid
- » Dolar hoje turismo
Como fazer
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
(1 Pedro 5:10)
Bíblia Online