Servidores são retirados de protesto em frente ao Hospital Federal de Bonsucesso para nova direção assumir

Após cinco dias de protestos na porta do Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, as polícias Militar e Federal, informa o portal g1, foram acionadas para retirar os manifestantes, servidores públicos insatisfeitos com nova direção. A ação se deu na manhã deste sábado (19) e aconteceu para entregar o prédio para o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que estava impedido de trabalhar após ter assumido a direção da unidade na última terça-feira (15).

Ao GLOBO, o grupo informou que a ação aconteceu "de forma pacífica e sem nenhuma violência". Confira nota:

"Na manhã deste sabado (19), por volta das 6h, as equipes de saúde do GHC ingressaram nas dependências do Hospital Federal de Bonsucesso de forma pacífica e sem nenhuma violência. A nova diretora do Hospital Federal de Bonsucesso, Elaine Lopez, o diretor presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barichello e o Secretário Nacional adjunto de Atencao Especializada do Ministerio da Saude, Nilton Pereira Junior estão neste momento visitando as dependências do hospital, conversando com trabalhadores e iniciando a vistoria e o reconhecimento de todas as unidades".

Hospital Federal de Bonsucesso passa para o Grupo Hospitalar Conceição - Protesto na entrada do hospital — Foto: Reprodução / TV Globo

De acordo com o portal g1, o Ministério da Saúde, um oficial de Justiça Federal e a Polícia Federal foram recebidos com hostilidade pelos protestantes na porta da unidade.

Na última quinta-feira (17), Cristiane Gerardo, diretora do Sindicato dos Servidores da Saúde, havia dito ao GLOBO que o clima no local era de tensão devido a uma possível intervenção da polícia para viabilizar a entrada dos funcionários do GHC.

O secretário adjunto de atenção especializada à saúde do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Júnior, disse que a pasta acionou a Advocacia-Geral da União solicitando a execução da decisão da troca de gestão. A medida foi tomada após duas tentativas fracassadas de 80 funcionários vindos de Porto Alegre (RS) começarem a trabalhar na unidade.

Em nota, a Polícia Militar informou que policiais do Batalhão de Choque receberam "informações de uma tentativa de invasão ao Hospital de Bonsucesso".

Segundo a PM, havia um grupo de manifestantes no pátio da unidade.

"Uma manifestante foi conduzida à Superintendência da Polícia Federal na Praça Mauá por desacato. As instalações foram vistoriadas e a situação encontra-se normalizada. Durante a ação houve utilização de armamento menos-letal (spray de pimenta)", diz o comunicado.

Mais recente Próxima Parente de Doutor Luizinho preso tem mais uma empresa que recebeu R$ 1,7 milhão da Saúde do Rio

Inscreva-se na Newsletter: Notícias do Rio

InscreverVisite globo para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo

Conhecido também internacionalmente pela sigla ATCO, do inglês Air Traffic Controller – o Contro...

Saiba Mais

Dia do Arquivista

O dia 20 de outubro foi escolhido como o Dia do Arquivista porque, há exatos 190 anos (em 1823) nes...

Saiba Mais

Dia do Poeta

Poeta é aquele que faz versos, que escreve poesias. A poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma...

Saiba Mais

Dia Mundial e Nacional da Osteoporose

Conscientizar a população sobre as formas de combate à doença. Esse é o principal objetivo do D...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.
(Salmos 23:1)
Bíblia Online