Bolívia relembra meio século de morte de Che Guevara

Bolívia relembra meio século de morte de Che Guevara

Evo Morales, anunciou no último final de semana que os filhos de Che irão à Bolívia para participar das homenagens em lembrança dos 50 anos da morte seu pai

Recordações: os restos do guerrilheiro foram achados em 1997 em uma vala comum situada ao lado da pista desse terminal aéreo (Mario Tama/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 12 de setembro de 2017 às 06h45.

La Paz - O governo da Bolívia está organizando um grande ato popular que será realizado em outubro no local onde foram achados em 1997 os restos do guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara para lembrar os 50 anos da sua morte.

O evento, que será o principal de uma agenda de atividades que começará em 5 de outubro, acontecerá no dia 9 desse mesmo mês no aeroporto da cidade de Vallegrande, na região de Santa Cruz, segundo disse à emissora de rádio estatal o vice-ministro de Coordenação com Movimentos Sociais, Alfredo Rada.

"Com este ato de massas no aeroporto de Vallegrande mostraremos que na Bolívia o pensamento de Che, sua obra e seu legado são mantidos vivos e que nós seguimos o exemplo de Che além do tempo que transcorreu desde sua morte", declarou Rada.

O ministro boliviano lembrou que os restos do guerrilheiro foram achados em 1997 em uma vala comum situada ao lado da pista desse terminal aéreo.

Segundo Rada, no dia 5 de outubro começará uma série de eventos em Vallegrande, incluindo "mesas de debate, exposições sobre a vida e obra de Che e um festival de cinema".

Para o dia 8 está previsto um ato no vilarejo de La Higuera, vizinho de Vallegrande, onde o guerrilheiro foi executado pelo exército boliviano em 9 de outubro de 1967.

Guevara foi capturado um dia antes na Quebrada del Churo e, após sua execução, seu corpo foi levado até Vallegrande.

Os restos do guerrilheiro e de outros combatentes permaneceram escondidos durante 30 anos perto de uma pista de aterrissagem de Vallegrande e foram achados em 1997, quando foram enviados a Cuba.

O presidente boliviano, Evo Morales, anunciou no último final de semana que os filhos de Che irão à Bolívia para participar das homenagens em lembrança dos 50 anos da morte seu pai.

Segundo o governante, também se prevê a participação de "alguns vice-presidentes e líderes socialistas latino-americanos".

Acompanhe tudo sobre:BolíviaEvo MoralesMortesPróximoDiretor de teatro britânico Peter Hall morre aos 86 anos

Mais de Mundo

Companhia aérea se desculpa por exibir filme adulto durante voo

Companhia aérea australiana enfrentou críticas após a exibição de um filme com cenas explícitas em todas as telas durante voo de Sydney a Tóquio

Congresso argentino decide hoje se mantém ou derruba veto de Milei sobre verbas universitárias

Texto prevê o repasse de recursos financeiros para as instituições públicas de ensino superior, mas foi barrado pelo presidente

Biden xingou Netanyahu e Trump enviou testes de covid a Putin na pandemia, diz livro

Nova obra do veterano jornalista Bob Woodward diz que Biden criticou a forma como Obama lidou com o russo

Nobel de Química vai para trio que usou IA para estudar proteínas

Eles dividirão o prêmio que totaliza algo em torno de R$ 5,8 milhões

Visite exame para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia da morte de Che Guevara

Ernesto Guevara de la Serna, conhecido como "Che" Guevara (Rosário, 14 de junho de 19281 — La Hig...

Saiba Mais

Dia do Atletismo

O atletismo é uma atividade esportiva de caráter competitivo que envolve saltos, corridas, lançam...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
(1 Tessalonicenses 5:18)
Bíblia Online